Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol

Autores

Lucas Oliveira Lima

Subtítulo

ausência/presença a beira do campo

Orientador

Wagner Wey Moreira

Banca

João Luiz da Costa Barros, Luiz Antônio Silva Campos

Faculdade / Instituição

Faculdade de Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Práticas Pedagógicas

Ano

2018

Páginas

189

Cidade

Uberaba

Resumo (pt)

O presente trabalho tem como objetivo identificar os sentidos de corpo/corporeidade e pedagogia do esporte presentes nas ações pedagógicas dos treinadores e auxiliares técnicos das categorias de base do futebol brasileiro localizadas no Estado de São Paulo. Para a consecução deste objetivo, o estudo contou com duas etapas. A primeira foi construída por meio de uma exaustiva pesquisa bibliográfica trazendo à tona vários autores de referência nas temáticas corpo, corporeidade, pedagogia do esporte e futebol. Já a segunda foi caracterizada através de uma pesquisa de campo calcada em uma abordagem qualitativa, denominada Análise do Fenômeno Situado. As coletas de dados foram realizadas ao longo de sete dias para cada treinador e auxiliar técnico, perfazendo um total de 28 sessões. Para elaboração dos resultados, uma matriz norteadora contendo as principais convergências e divergências identificadas nas ações pedagógicas dos treinadores e auxiliares técnicos foi construída. Com base na interpretação dos resultados, pudemos destacar três pontos. Primeiro, apesar de 100% dos pesquisados possuírem graduação em Educação Física, observamos que aspectos relacionados às ciências humanas, como o trato com a corporeidade, ainda carecem de maior atenção por parte das universidades responsáveis pela formação na área. Segundo, observamos a ausência do binômio cuidar-educar como pressuposto indissociável na prática, propiciando a utilização da pedagogia do esporte apenas em prol da consecução de resultados. Por último observamos a necessidade emergente da elaboração de uma periodização do treinamento em que o sentido e a atitude da corporeidade esteja presente em todas as ações pedagógicas dos responsáveis pelo processo de ensinoaprendizagem em futebol.

Abstract

The present work aims to identify the body/corporeity and pedagogy senses of the sport present in the pedagogical actions of coaches and technical assistants of the basic categories of Brazilian football located in the State of São Paulo. The first one was carried out through an exhaustive bibliographical research bringing to the fore several authors of reference in the themes body, corporeity, pedagogy of the sport and football. The second stage was followed by a field survey based on a qualitative approach called analysis of the phenomenon. The data were collected over seven days for each trainer and technical assistant, making a total of 28 sessions. To elaborate the results, a guiding matrix containing the main convergences and divergences identified in the pedagogical actions of the coaches and technical assistants was built. Based on the interpretation of the results, we could highlight three points. First, even with 100% of those surveyed as graduates in Physical Education, we observe that aspects related to human sciences, such as dealing with corporeality, still lack interest by the universities responsible for training in the area. We also observed the absence of the caring-educating binomial in an inseparable way in practice. Because, we only identify the use of sport pedagogy for results. Finally, we observe the emerging need to elaborate a periodization of training in which corporality is omnipresent in all the pedagogical actions of those responsible for the teaching-learning process in football.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 11

2 O CORPO/CORPOREIDADE NA CIÊNCIA E NA EDUCAÇÃO FÍSICA, 17
2.1 O CORPO/CORPOREIDADE NO PASSAR DO TEMPO, 17
2.2 CORPO E CIÊNCIA, 28
2.3 O CORPO/CORPOREIDADE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: TRADIÇÃO E PERSPECTIVAS, 34

3 O ESPORTE E A SUA PEDAGOGIA, 41
3.1 O ESPORTE, 41
3.2 O FUTEBOL E A NATUREZA DO JOGO, 46
3.3 DA PEDAGOGIA PARA O ESPORTE, 52
3.4 PARA UMA PEDAGOGIA DO CORPO NO FUTEBOL, 57

4 COMPREENDENDO A PESQUISA, 63
4.1 ANÁLISE QUALITATIVA DO FENÔMENO SITUADO, 63
4.2 LOCAL DA PESQUISA, 64
4.3 PARTICIPANTES DA PESQUISA, 65

5 ANALISANDO O FENÔMENO, 66
5.1 AS DESCRIÇÕES: O ENCONTRO COM O FENÔMENO, 66
5.2 COLOCANDO O FENÔMENO EM EVIDÊNCIA, 67
Sujeito 1 – Treinador 1 – Equipe 1, 68
Sujeito 2 – Auxiliar Técnico 1 – Equipe 1, 80
Sujeito 3 – Treinador 2 – Equipe 2, 84
Sujeito 4 – Auxiliar Técnico 2 – Equipe 2, 93
5.3 ANÁLISES IDEOGRÁFICAS, 97
5.4 ANÁLISE NOMOTÉTICA, 107
5.5 CONSTRUÇÃO DOS RESULTADOS, 109

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 116

REFERÊNCIAS, 118
APÊNDICE, 125

Referência

LIMA, Lucas Oliveira. Corpo/corporeidade e a pedagogia do esporte nas categorias de base de futebol: ausência/presença a beira do campo. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado em Práticas Pedagógicas) - Faculdade de Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.