Cultura jovem, produção de sentidos e expressão de afetos: “Zico guerrilha” pelas ruas de Juiz de Fora

Autores

Chico Brinati, Denise da Costa Oliveira Siqueira

Periódico / Revista

Comunicação Mídia e Consumo

Cidade

São Paulo

Volume

v. 12

Número

n. 33

Páginas

p. 93-109

Ano

2015

ISSN

1983-7070

Resumo (pt)

As culturas jovens constroem-se partindo da formação de um laço social que tem a cidade como meio de comunicação. O espaço urbano se torna local de interação no qual construções simbólicas trabalham na configuração de identidades e afetos, de um sentimento de pertencimento. Neste artigo, observamos que a repetição de uma imagem simbólica de um ídolo, o jogador de futebol Zico, por meio de intervenções artísticas urbanas funciona como elemento agregador de identificação e de afeto para um grupo de moradores de Juiz de Fora.

Palavras-chave: Culturas jovens; arte urbana; expressão de afetos; Zico; Juiz de Fora.

Abstract

Young cultures are constructed starting from the formation of a social bond that has the city as a medium. Urban space becomes place of interaction in which symbolic constructions work in the configuration of identities and emotions, of a sense of belonging. In this article, we note that the repetition of a symbolic image of an idol, the footballer Zico, through urban artistic interventions, acts as aggregator element of identification and affection for a group of residents of the city of Juiz de Fora.

Keywords: Youth cultures; urban art; expression of affection; Zico; Juiz de Fora

Resumo (outro idioma)

Las culturas jóvenes se construyen a partir de la formación de un lazo social que tiene la ciudad como un medio de comunicación. El espacio urbano se convierte en lugar de la interacción en lo cual las construcciones simbólicas trabajan en la configuración de las identidades y las emociones, de uno sentimiento de pertenencia. En este artículo, observamos que la repetición de una imagen simbólica de un ídolo, el futbolista Zico, a través de intervenciones artísticas urbanas, actúa como elemento agregador de identificación y de afecto para un grupo de residentes de Juiz de Fora.

Palabras clave: Culturas juveniles; arte urbano; expresión del afecto; Zico; Juiz de Fora.

Referência

BRINATI, Chico; SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Cultura jovem, produção de sentidos e expressão de afetos: “Zico guerrilha” pelas ruas de Juiz de Fora. Comunicação Mídia e Consumo. São Paulo, v. 12, n. 33, p. 93-109, 2015.