Cultura organizacional e a gestão de equipes de alto rendimento: os casos FC Barcelona, Sporting Club de Portugal e AFC Ajax

Autores

Ary José Rocco Júnior

Periódico / Revista

PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review

Volume

v. 3

Número

n. 2

Área de concentração

Gestão do Esporte

ISSN

2316-932X

Resumo (pt)

Em todo o mundo, a chamada Indústria do Esporte vêm experimentando vertiginoso crescimento financeiro. Com isso, o papel das agremiações esportivas adquiriu especial importância dentro da sociedade contemporânea global. A relevância do planejamento estratégico dessas organizações fez crescer a necessidade dos clubes esportivos investirem em estratégias que permitam o seu correto posicionamento no mercado e as suas conquistas no campo esportivo. A implantação e o desenvolvimento de uma cultura organizacional que permita o desenvolvimento de uma identidade do clube que agregue todos os seus stakeholders – atletas, torcedores, patrocinadores, marcas, investidores e outros – , é uma dessas estratégias. A criação estratégica e planejada de valores e princípios organizacionais que equilibrem resultados econômicos, mercadológicos e financeiros, com a performance esportiva, colabora para o desenvolvimento e implantação de uma cultura, que gera receita e traz conquistas no campo esportivo. O objetivo deste artigo é analisar três casos de sucesso – FC Barcelona, da Espanha; Sporting Club de Portugal; e, AFC Ajax, da Holanda -, de organizações esportivas que implantaram estratégias dessa natureza na Europa. Pretendemos, com isso, estimular agremiações esportivas do Brasil a adotarem estratégias semelhantes. 

Abstract

Worldwide, the Sports Industry is experiencing staggering financial growth. Thus, the role of sporting clubs acquired particular importance within the global contemporary society. The relevance of the strategic planning of these organizations has increased the need for sports clubs to invest in strategies that allow their correct market positioning and its achievements in the sports field. The implementation and development of an organizational culture that enables the development of a team identity that aggregating all yours stakeholders – athletes, fans, sponsors, brands, investors and others – is one such strategy . The strategic and planned organizational values and principles that balance economic, market and financial results, with the sports performance, creation contributes to the development and deployment of a culture that generates revenue and brings achievements in the sports field. The objective of this paper is to analyze three cases of success – FC Barcelona of Spain, Sporting Club de Portugal, and, AFC Ajax, Holland – of sports organizations that have implemented such strategies in Europe. We intend, therefore, to encourage sporting clubs from Brazil to adopt similar strategies. 

Resumo (outro idioma)

A nivel mundial, la Industria del Deporte está experimentando um asombroso crecimiento económico. Por lo tanto, el papel de los clubes deportivos adquirió especial importancia dentro de la sociedad contemporánea global. La relevancia de la planificación estratégica de estas organizaciones ha aumentado la necesidad de los clubes deportivos en invertir en estrategias que permitan su posicionamiento en el mercado correcto y sus logros en el campo de deportes. La implementación y desarrollo de una cultura organizacional que permite el desarrollo de una identidad clubística y la agregación de todos sus grupos de interés – atletas, aficionados, patrocinadores, marcas, inversores y otros – es una de esas estrategias. La creación estratégica y planejada de una cultura organizativa con valores y principios que equilibren los resultados económicos, financieros y de mercado, con el rendimiento desportivo, genera ingresos y trae logros en el campo de deportes. El objetivo de este trabajo es analizar tres casos de éxito de organizaciones deportivas – FC Barcelona de España, Sporting Club de Portugal y AFC Ajax de Holanda – han implementado este tipo de estrategias en Europa. Tenemos la intención, por lo tanto, para alentar a los clubes deportivos de Brasil a adoptar estrategias similares. 

Referência

ROCCO JúNIOR, Ary José. Cultura organizacional e a gestão de equipes de alto rendimento: os casos FC Barcelona, Sporting Club de Portugal e AFC Ajax. PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v. 3, n. 2, 2014.