Da aforização à construção do ethos: Dilma Rousseff e a Copa do Mundo da FIFA 2014

Autores

Glaucia Muniz Proença Lara

Periódico / Revista

ALED

Cidade

Brasília

Volume

v. 14

Número

n. 2

Páginas

p. 39-55

Ano

2014

Tema

Dossiê El discurso del fútbol

ISSN

2447-9543

Resumo (pt)

Neste artigo, examinamos, à luz da análise do discurso francesa e, mais especificamente, das contribuições de Dominique Maingueneau, enunciados destacados (aforizações) sobre a Copa do Mundo de Futebol 2014, atribuídos à Presidente Dilma Rousseff e veiculados pelas mídias impressa e digital. Partindo da hipótese de que estamos diante de um poderoso recurso midiático para influenciar os receptores, procuramos observar o funcionamento das aforizações na construção do ethos de Dilma Rousseff como líder maior de um evento que transcende largamente o domínio esportivo. Em linhas gerais, as aforizações estudadas, no seu conjunto, apontam para uma imagem fragilizada da Presidente e, portanto, distante daquela que se esperaria de um líder, tal como se define comumente essa noção, o que pode estar associado, em maior ou menor grau, à sua condição feminina.

Palavras-chave: aforização, ethos, liderança, Copa do Mundo, mídias.

Abstract

In this paper, we examine highlighted utterances (aphorizations) about the Fifa World Cup 2014 attributed to President Dilma Rousseff in the press and on the internet, employing methods of French Discourse Analysis and, more specifically by Dominique Maingueneau. Assuming that aphorization is a powerful mediatic resource to influence readers, we observed it how worked in the construction of Dilma’s ethos as the main leader of an event that goes far beyond sports. In general, the aphorizations studied, as a whole, reveal a fragile image of Dilma Rousseff and therefore different from what would be expected for a leader, according to most common definitions of such notion, which may be associated, to a greater or a lesser extent, to the President’s feminine gender.

Keywords: aphorization, ethos, leadership, World Cup, mass media.

Resumo (outro idioma)

En este artículo, analizamos, desde la perspectiva del análisis del discurso francés y, de forma más específica, de las contribuciones de Dominique Maingueneau, enunciados destacados (aforizaciones) acerca de la Copa Mundial de la FIFA 2014, atribuidos a la Presidenta del Brasil, Dilma Rousseff, en la prensa escrita y digital. Partiendo de la hipótesis de que estamos frente a un poderoso recurso mediático para influir en los receptores, buscamos observar el funcionamiento de las aforizaciones en la construcción del ethos de dicha gobernante, como la principal líder de un evento que trasciende ampliamente el dominio deportivo. De manera general, las aforizaciones estudiadas, en su conjunto, apuntan hacia una imagen fragilizada de la Presidenta y, por ende, alejada de aquella que se esperaría de un líder, tal como se define comúnmente esa noción, lo que puede estar relacionado, en mayor o menor grado, con su condición femenina.

Palabras-clave: aforización, ethos, Copa Mundial de la FIFA, medios.

Referência

LARA, Glaucia Muniz Proença. Da aforização à construção do ethos: Dilma Rousseff e a Copa do Mundo da FIFA 2014. ALED. Brasília, v. 14, n. 2, p. 39-55, 2014.