De antena ligada na “Atenas Brasileira”

Autores

Ywri Crystiano da Silva Magalhães

Subtítulo

um estudo de recepção midiática em torno da copa do mundo de 2014 sob olhares de jovens escolares em São Luís - MA

Orientador

Alfredo Feres Neto

Faculdade / Instituição

Departamento de Educação Física da Universidade de Brasília

Área de concentração

Mestre em Educação Física

Ano

2015

Páginas

120

Cidade

Brasília

Resumo (pt)

Este trabalho teve como objetivo analisar a recepção midiática dos discursos televisivos em torno do futebol por meio dos procedimentos discursivos e interdiscursivos. Tomando as mídias como tema de reflexão e análise é possível observar que além de estarem presentes em nosso dia a dia, elas se constituem em um assunto de interesse geral, e lógico, a Educação Física não poderia ficar alheia a essas discussões. Dessa maneira, a indústria do entretenimento utiliza a televisão para incentivar o consumo de bens e serviços, nessa lógica surgem os elementos da cultura corporal como objetos a serem também comercializados na forma de esporte, ou seja, as manifestações da cultura corporal e o objetivo da Educação Física de tratar pedagogicamente dessas manifestações, estão cada vez mais, sendo subsumidas pela hegemonia do esporte. E o futebol é o maior representante dessa hegemonia, uma vez que é amplamente praticado no contexto escolar, mas os sentidos atribuídos a sua prática estão restritos à 6 racionalidade instrumental, limitando significativamente o seu valor pedagógico e, portanto, às possibilidades de contribuir com a formação dos sujeitos. Para que os sujeitos não assumam, de maneira inconsciente, os valores, sentidos e significados veiculados por meio dessa influência televisiva, é necessário o recurso das mediações que oportunizem uma leitura mais crítica desses discursos e que promovam, nos sujeitos, autonomia para a realização de suas escolhas. Nesse sentido, em nosso estudo utilizamos um quadro teórico composto pelos conceitos da Teoria da Análise do Discurso articulados aos estudos de Recepção e da Teoria das Múltiplas Mediações, sob o viés dos Estudos Latino-Americanos. O trabalho de campo foi realizado na Escola Cintra em São Luís – MA, numa turma de 1º ano do ensino médio. Para conhecermos suas principais mediações e o tratamento dados as mensagens que consomem por meio do discurso televisivo acerca do futebol na Copa do Mundo de 2014 foram mobilizados como procedimentos, instrumentos e técnicas de pesquisa: questionário, grupos focais e observação participante. Concluímos que a Educação Física deve buscar novas metodologias de ensino para que os alunos possam compreender a temática estudada na sua totalidade e também inserir nos seus estudos temas relacionados ao cotidiano como os eventos esportivos e suas relações com a mídia para entendermos os seus impactos na sociedade.

Abstract

This study aimed to analyze the media reception of television speeches around football through the discursive and interdiscursive procedures. Taking the media as the subject of reflection and analysis you can see that in addition to being present in our daily lives, they constitute a subject of general interest, and logical, physical education could not remain aloof to these discussions. In this way, the entertainment industry uses television to encourage the consumption of goods and services, this logic come the elements of body culture as objects to be also marketed in the form of sport, ie the manifestations of physical culture and the goal of Physical Education to treat pedagogically these manifestations, are increasingly being subsumed by the hegemony of the sport. And football is the most representative of this hegemony, as it is widely practiced in the school context, but the meanings attributed to their practice are restricted to the instrumental rationality, significantly limiting their educational value and therefore the possibilities of contributing to the training of subjects. So that the subjects did not take, unconsciously, values, senses and meanings conveyed by this television influence, it is necessary the use of mediations that oportunizem a more critical reading of these speeches and to promote, in subjects autonomy to carry out your choices. Accordingly, in our study we used a theoretical framework composed of the concepts of the theory of discourse analysis articulated the Reception studies and the Theory of Multiple Mediations under 8 the bias of Latin American Studies. Fieldwork was conducted at the School Cintra in Sao Luis – MA, a 1st year high school class. To know their main mediations and treatment data messages that consume through televised speech about the football World Cup in 2014 were mobilized as procedures, instruments and research techniques: survey, focus groups and participant observation. We conclude that physical education must seek new teaching methods for students to understand the subject studied in its entirety and also enter in their studies issues related to daily life such as sports events and their relations with the media to understand their impacts on society.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 8

2 OBJETIVOS, 15
2.1 Geral, 15
2.2 Específicos, 15

3 REFERENCIAL TEÓRICO,16
3.1 Mídia e Educação, 16
3.2 TV e Escola, 22
3.3 Mídia e Educação Física, 26
3.4 Recepção midiática, 34
3.5 Discurso e mídia, 44
3.6 Discurso e ideologia, 50
3.7 Futebol e suas dimensões sociais, 55

4 DECISÕES METODOLÓGICAS, 61
5 PRELEÇÃO, 66

6 PRÉ-JOGO, 70
6.1 Caracterizando o campo – a escola, 70
6.2 Caracterizando o campo – os professores de Educação Física, 71
6.3 Caracterizando o campo – os alunos pesquisados, 73

7 O JOGO, 78

8 PRIMEIRO TEMPO, 79

9 SEGUNDO TEMPO, 85

10 CONCLUSÃO, 93

REFERÊNCIAS, 97

APÊNDICES, 104

Referência

MAGALHãES, Ywri Crystiano da Silva. De antena ligada na “Atenas Brasileira”: um estudo de recepção midiática em torno da copa do mundo de 2014 sob olhares de jovens escolares em São Luís - MA. 2015. 120 f. (Mestre em Educação Física) - Departamento de Educação Física da Universidade de Brasília, Brasília, 2015.