Desenvolvimento de Competências Psicológicas no futebol Juvenil

Autores

Luís Miguel Loureiro

Orientador

Carlos Silva

Faculdade / Instituição

Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Instituto Técnico de Santarém

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício

Ano

2012

Páginas

69

Cidade

Rio Maior

Resumo (pt)

As intervenções psicológicas realizadas no contexto de uma equipa de futebol juvenil ao longo do estágio curricular, tiveram como principal objetivo o desenvolvimento das competências psicológicas dos atletas. A população-alvo destas intervenções foi constituída inicialmente por 27 atletas, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, sendo que apenas permaneceram 16 atletas até ao final do estágio. A elaboração deste relatório de estágio visa transmitir as intervenções efetuadas, os seus objetivos, resultados e refletir sobre os acontecimentos relevantes ocorridos ao longo da sua execução. Os resultados no final das intervenções sugerem um aumento de todas as dimensões avaliadas com recurso ao Inventário de Avaliação das Habilidades Mentais para o desporto (OMSAT) com exceção das dimensões (comprometimento, controlo do medo e refocalização). No entanto, apenas se verificaram diferenças estatisticamente significativas na diminuição dos atletas perante perigos físicos ou até mesmo psicológicos (controlo do medo) e no aumento do planeamento competitivo em relação à avaliação inicial.

Palavras-chave: futebol/ competências/ intervenções/ resultados

Abstract

Psychological interventions undertaken in the context of a youth football team throughout the curricular internship had as main objective the development of psychological skills for athletes. The target population for these interventions was initially composed of 27 athletes aged between 15 and 17 years, although only 16 athletes stayed until the end of the internship. The development of this internship report seeks to convey the interventions made, their goals, results and reflect on the significant events that occurred during their execution. 3 The results at the end of the interventions suggest an increase in every dimension assessed using the Ottawa Mental Skills Assessment Tool (OMSAT) with the exception of some dimensions (commitment, fear control and refocusing). However, we only observed statistically significant differences to the reduction of the performance of athletes due to physical dangers or even psychological (fear control) and increasing competitive planning in relation to the initial assessment.

Keywords: football / skills / interventions / results

Sumário

3. APRESENTAÇÃO DA ENTIDADE DE ESTÁGIO, 4
3.1 HISTÓRIA DO CLUBE, 4

4. CARACTERIZAÇÃO GERAL DA MODALIDADE, 4
4.1 CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS DO FUTEBOL, 5

5. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DE ESTÁGIO, 6
5.1 OBJECTIVOS GERAIS DO ESTÁGIO, 6
5.2 OBJECTIVOS ESPECÍFICOS DO ESTÁGIO, 7

6. PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ESTÁGIO, 7
6.1 PERSPECTIVA DE INTERVENÇÃO, 7
6.2 AVALIAÇÃO INICIAL, 8
6.3 PRINCIPAIS NECESSIDADES OBSERVADAS, 9

7. INTERVENÇÕES REALIZADAS AO LONGO DO PROCESSO, 9
7.1 INTERVENÇÃO RELAXAMENTO/ ATIVAÇÃO, 9
7.2 INTERVENÇÃO CONCENTRAÇÃO, 10
7.3 INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NA RECUPERAÇÃO DE LESÃO, 11
7.4 INTERVENÇÃO AO NÍVEL DO PLANEAMENTO E AVALIAÇÃO MENTAL, 13
7.5 INTERVENÇÕES INDIVIDUAIS, 15

8. AVALIAÇÃO FINAL, 16
9. INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE, 17
9.1 OBJETIVOS DA AÇÃO, 18
9.2 ESTRUTURAÇÃO DA AÇÃO, 18
9.3 RESULTADOS/ AVALIAÇÃO DA AÇÃO, 19

10. ANÁLISE / REFLEXÃO DO PROCESSO DE ESTÁGIO, 20

11. BIBLIOGRAFIA, 22

Referência

LOUREIRO, Luís Miguel. Desenvolvimento de Competências Psicológicas no futebol Juvenil. 2012. 69 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício) - Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Instituto Técnico de Santarém, Rio Maior, 2012.