Desenvolvimento de recursos para o desempenho superior

Autores

Rodolfo Ribeiro

Subtítulo

Uma análise sobre os fatores determinantes para o aumento de torcida em um clube de futebol

Orientador

Edison Fernandes Polo

Banca

Hamilton Luiz Correa, Luciano Crocco, Belmiro do Nascimento João, Geraldo Luciano Toledo

Faculdade / Instituição

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Tipo

Tese

Área de concentração

Doutorado em CIências

Ano

2017

Páginas

137

Cidade

São Paulo

Resumo (pt)

Esse trabalho se propôs a preencher uma das lacunas teóricas apontadas na Visão Baseada em Recursos (RBV): a origem dos recursos que garantem desempenho superior para as empresas conforme proposta de pesquisa de Barney, Ketchen e Wright (2011) e Maritan e Peteraf (2011). A RBV é uma teoria que sustenta que o desempenho superior obtido por algumas organizações é resultado da posse e exploração de recursos valiosos e imperfeitamente móveis, isto é, difíceis de serem adquiridos ou copiados pelos concorrentes. Há inúmeros trabalhos que testam e validam a causalidade entre a posse ou quantidade de um recurso específico com o desempenho organizacional. Conforme proposta metodológica de Rouse e Daellenbach (1999), de que pesquisas em RBV devem selecionar empresas que compartilham os mesmos fatores de produção e disputam mercados semelhantes, foi selecionada uma indústria específica para análise de como um recurso chave nessa indústria é desenvolvido. A seleção do recurso para estudo se baseou na proposta de Newbert (2007) sobre o enquadramento desse recurso nos pressupostos da RBV. A indústria escolhida foi a do futebol profissional. O recurso escolhido para compreensão foi a torcida de um clube. A partir dessa escolha, fundamentada em dados e premissas, foram formulados os seguintes objetivos de pesquisa: levantar quais fatores são relevantes na escolha do indivíduo por um clube de futebol para torcer, verificar a importância desses fatores na decisão do indivíduo e verificar qual a predominância dos fatores sob controle da organização na escolha do indivíduo. O primeiro objetivo foi cumprido com uma pesquisa qualitativa, cujo método empregado foi a teoria fundamentada. A partir do modelo proposto na fase qualitativa, os demais objetivos foram cumpridos com a utilização de modelos de regressão logística e análise discriminante. Nesses modelos, a variável dependente era categórica (time escolhido para torcer) e as variáveis independentes foram composição familiar, lealdade familiar – medida de acordo com o constructo de Funk e James (2001), personalidade de marca dos clubes, desempenho esportivo dos clubes, qualidade dos jogadores e exposição dos clubes. Mostraram-se mais relevantes as variáveis relacionadas à família do indivíduo, sendo o desempenho esportivo também uma variável capaz de influenciar a escolha do indivíduo. Os resultados do trabalho atestam a existência de limites de competição ex ante e ex post por esse recurso, evidenciando que clubes com posição inferior desse recurso devem aumentar consideravelmente seu desempenho esportivo para acumular quantidades desse recurso, devido ao efeito de massa existente.

Palavras-chave: marketing esportivo; visão baseada em recursos; acumulação de recursos; estratégia; torcida; futebol.

Abstract

This thesis aimed at filling a literature gap indicated in Resource Based View: the development of resources that lead to superior performance. According to research propositions by Barney, Ketchen & Wright (2011) and Maritan & Peteraf (2011). RBV is a management theory that sustains that superior performance is due to ownership and use of valuable and imperfect mobile resources, that is, resources that cannot by aquired or imitated by competitors. There are several research papers testing and validating the causality betweeen ownership or superior quantity of an specific resource and organizational performance. Following research design proposal by Rouse & Daellenbach (1999), in which RBV researches must select firms that share the same production factors and compete in similar markets, it was selected an specific industry to analyze how a key resource in this industry is developed. The resource selection for this research was based on Newbert’s (2007) proposal about how a resource can be framed in RBV foundations. Chosen industry was professional football. The chosen resource was clubs’s fans base. From this research choice, based on data and assumptions, research objectives were formulated: reveal which factors are relevant on individual’s choice of a football club to be a fan, verify importance of this factors on individual’s decision and examine preponderance of factors under organizational’s control. First research objective was completed with a qualitative research, based on grounded theory method. From proposed model on qualitative phase, later objectives were accomplished using logistic regression and discriminant analysis models. On this models, dependent variable was nominal-qualitative (chosen football club to be a fan) and independent variable were family composition, family loyalty – measured with Funk & James (2001) construct, clubs’s brand personality traits, sport performance, players quality and club media exposition. Most relevant factors were Family related variables, being sport performance also capable of influence fan choice. Research results indicate ex ante and ex post limits to competition, highlighting that clubs with an inferior resource position must considerable elevate its sport performance to accumulate more quantity of this resource, due to existent mass effect.

Keywords: sports marketing; resource-based view; resource accumulation; strategy; fan base; football

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 07
1.1 Visão Baseada em Recursos: Conceitos Fundamentais e Lacunas Teóricas, 07
1.2 Escolha do Objeto de Estudo, 09
1.3 Torcidas e Clubes de Futebol no Brasil, 09
1.4 Torcidas e Arrecadação de Receitas nos Clubes, 11
1.5 Problema e Objetivo de Pesquisa, 12
1.6 Delimitações do Estudo, 13
1.7 Justificativa e Relevância, 13
1.8 Estrutura do Trabalho, 15

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, 17
2.1 Visão Baseada em Recursos, 18
2.1.1 Origem da Teoria, 18
2.1.2 Crescimento da Teoria, 20
2.1.3 Maturidade da Teoria, 24
2.2 Origem dos Recursos que Permitem Superioridade de Desempenho, 28
2.2.1 Aquisição de Recursos, 30
2.2.2 Desenvolvimento ou Acumulação de Recursos, 31

3. O ESPORTE COMO OBJETO DE ESTUDO NA GESTÃO, 35
3.1 Conceitos Fundamentais para a Pesquisa: Torcedores e Clubes, 35
3.1.1 Torcedor e classificações de torcedores, 35
3.1.2 Instrumentos de Medição na Análise de Torcedores, .40
3.1.3 Clubes de Futebol, 42
3.2 Gestão de Clubes de Futebol, 44

4. TORCIDA COMO UM RECURSO, 49
4.1 Torcida e Captação de Receita, 51
4.2 Torcida e Bilheteria, 53
4.3 Torcida e Compra de Produtos do Clube, 55
4.4 Torcida e Patrocínio, 56

5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, 57
5.1 Etapa Qualitativa, 58
5.1.1 Por que Teoria Fundamentada?, 58
5.1.2 Desenho Metodológico, 58
5.1.3 Resultados da Etapa Qualitativa, 61
5.1.3.1 Categorias, Propriedades e Dimensões Emergentes, 61
5.1.3.2 Condições e Consequências Relacionadas aos Dados, 68
5.2 Etapa Quantitativa, 73
5.2.1 Escolha do Método, 73
5.2.2 Operacionalização das Variáveis, 75
5.2.3 Desenvolvimento de Hipóteses, 78
5.3 Pré-Teste de Questionário de Pesquisa, 80

6. ANÁLISE DOS RESULTADOS, 81
6.1 Análise Descritiva dos Dados da Etapa Quantitativa, 81
6.1.1 Análise Descritiva dos Dados Primários de Pesquisa, 81
6.1.2 Análise Descritiva dos Dados Secundários de Pesquisa, 85
6.2 Confrontação das Hipóteses da Pesquisa, 90
6.2.1 Composição Familiar e Torcida, 90
6.2.2 Lealdade Familiar e Torcida, 92
6.2.3 Personalidade de Marca e Torcida, 94
6.2.4 Desempenho Esportivo e Torcida, 95
6.2.5 Qualidade dos Jogadores e Torcida, 97
6.2.6 Exposição e Torcida, 99
6.2.7 Desempenho, Jogadores, Exposição e Torcida, 99
6.2.8 Modelo Final de Formação do Recurso Torcida, 101

7. CONCLUSÕES, LIMITAÇÕES E SUGESTÕES DE PESQUISAS FUTURAS, 105

REFERÊNCIAS, 110
APÊNDICE 1, 122
APÊNDICE 2, 137

Referência

RIBEIRO, Rodolfo. Desenvolvimento de recursos para o desempenho superior: Uma análise sobre os fatores determinantes para o aumento de torcida em um clube de futebol. 2017. 137 f. Tese (Doutorado em CIências) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.