Determinantes sociodemográficos de consumo: uma análise dos espectadores do futebol de Pernambuco

Autores

Willian Gonçalves dos Santos, Yves de Holanda Batista de Miranda, Victor Henrique Rodrigues Silva, Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso

Periódico / Revista

Motrivivência

Cidade

Florianópolis

Volume

v. 32

Número

n. 63

Páginas

p. 1-14

Ano

2020

ISSN

2175-8042

Resumo (pt)

O objetivo do presente estudo foi analisar a influência das variáveis sociodemográficas no comportamento de consumo dos espectadores do futebol Pernambucano. Caracterizado como de abordagem quantitativa, do tipo correlacional preditivo. A técnica de recolha amostral foi não aleatória por conveniência. O procedimento de coleta adotado foi o E-survey, onde os espectadores responderam ao questionário online. A amostra foi composta por 967 espectadores do Campeonato Pernambucano de Futebol nos anos de 2017 a 2019. Os dados foram coletados a partir de um questionário adaptado e analisados no software SPSS Statistics 24. Os resultados apresentaram em sua maioria espectadores do sexo masculino, quanto à escolaridade, a maioria possuía o ensino superior completo e uma renda familiar superior a R$5.000,00. O modelo com as variáveis sociodemográficas como preditoras da compra de produtos foi significativo. Em relação à compra de ingressos, as variáveis sociodemográficas não obtiveram valores preditivos significativos.

PALAVRAS-CHAVE: Comportamento do consumidor; Futebol; Marketing; Esportes

Abstract

The aim of the present study was to analyze the influence of sociodemographic variables on the consumption behavior of soccer spectators in Pernambuco. Characterized as a quantitative approach, predictive correlational type. The sampling technique was non-random for convenience. The data collection procedure adopted was the E-survey, where the spectators answered the online questionnaire. The sample consisted of 967 spectators of the Pernambuco Soccer Championship from 2017 to 2019. Data were collected from an adapted questionnaire and analyzed using the SPSS Statistics 24. The results presented mostly male spectators, regarding the schooling, most had completed higher education and a family income of over R $ 5,000.00. The model with sociodemographic variables as predictors of product purchase was significant. Regarding the purchase of tickets, the sociodemographic variables did not obtain significant predictive values.

KEYWORDS: Consumer behavior; Soccer; Marketing; Sports

Resumo (outro idioma)

El objetivo del presente estudio fue analizar la influencia de las variables sociodemográficas en el comportamiento de consumo de los espectadores del fútbol del Pernambuco. Caracterizado como un enfoque cuantitativo, tipo correlacional predictivo. La técnica de muestreo fue no aleatoria por conveniencia. El procedimiento de recolección adoptado fue la encuesta electrónica, donde los espectadores respondieron el cuestionario en línea. La muestra consistió en 967 espectadores del Campeonato de Fútbol de Pernambuco de 2017 a 2019. Los datos se recopilaron de un cuestionario adaptado y se analizaron utilizando el software SPSS Statistics 24. Los resultados presentaron principalmente espectadores masculinos, en relación con la escolaridad, la mayoría había completado la educación superior y un ingreso familiar de más de R $ 5,000.00. El modelo con variables sociodemográficas como predictores de compra de productos fue significativo. En cuanto a la compra de boletos, las variables sociodemográficas no obtuvieron valores predictivos significativos.

PALABRAS-CLAVE: Comportamiento del consumidor; Fútbol; Mercadeo; Deportes

Referência

SANTOS, Willian Gonçalves dos; MIRANDA, Yves de Holanda Batista de; SILVA, Victor Henrique Rodrigues; PEDROSO, Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz. Determinantes sociodemográficos de consumo: uma análise dos espectadores do futebol de Pernambuco. Motrivivência. Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 1-14, 2020.