Do “país do futebol” à desconstrução da marca Rio: deslocamentos de sentidos sobre o esporte em documentários internacionais pré-olímpicos

Autores

Ana Teresa Gotardo

Periódico / Revista

Communicare

Cidade

São Paulo

Volume

v. 18

Número

n. 1

Páginas

p. 216-229

Ano

2018

ISSN

1676-3475

Resumo (pt)

Este artigo visa analisar comparativamente narrativas do esporte em documentários internacionais de televisão em dois períodos: 2012, “auge” da marca Rio, e 2014 e 2016, anos de realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos na cidade. Observa-se que as narrativas de 2012 exploram os clichês de “país do futebol” e de amor e salvação por meio do esporte. Já em 2014 e 2016 há questionamentos em relação ao que foi feito na cidade em nome dos megaeventos esportivos, dissociando-os do esporte em si, além de deslocamentos dos antes celebrados amor e salvação por meio do esporte.

Palavras-chave: city branding; esporte; megaeventos esportivos; televisão; documentário.

Abstract

This article critically analyses sport narratives in international television documentaries in two periods: 2012, “boom” of the brand Rio, and 2014 and 2016, years when the city hosted the World Cup and the Olympic Games. While the narratives in 2012 explore clichés such as “the country of football” and love and salvation through sports, in 2014 and 2016 there are questions regarding what was done in the city in the name of sports mega-events, dissociating them from the sport itself, as well as displacement of the previously celebrated love and salvation through sport.

Key-words: city branding; sport; sports mega events; TV; documentary.

Resumo (outro idioma)

Este artículo analiza narrativas del deporte en documentales internacionales de televisión en dos períodos: 2012, “auge” de la marca Rio, y 2014 y 2016, años de la Copa del Mundo y de los Juegos Olímpicos en la ciudad. Se observa que las narrativas de 2012 explotan clichés de “país del fútbol” y de amor y salvación por medio del deporte. Ya en 2014 y 2016 hay cuestionamientos en relación a los cambios en la ciudad en nombre de los mega-eventos deportivos, disociándolos del deporte en sí, además de desplazamientos de los antes celebrados amor y salvación por medio del deporte.

Palabras-clave: city branding; deporte; mega-eventos deportivos; televisión; documental.

Referência

GOTARDO, Ana Teresa. Do “país do futebol” à desconstrução da marca Rio: deslocamentos de sentidos sobre o esporte em documentários internacionais pré-olímpicos. Communicare. São Paulo, v. 18, n. 1, p. 216-229, 2018.