Doação e trabalho voluntário dos torcedores no futebol cearense

Autores

Ricardo César Gadelha de Oliveira Júnior

Orientador

Domingos Sávio Abreu

Banca

Andréa Borges Leão, Gérson Augusto de Oliveira Júnior

Faculdade / Instituição

Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Ceará

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Sociologia

Ano

2012

Páginas

131

Cidade

Fortaleza

Resumo (pt)

Essa dissertação pretende analisar as ações de um grupo de torcedores do Fortaleza Esporte Clube, denominado Movimento Independente da Torcida Tricolor, também denominado MITT, fundado em 2006, que tem como principal objetivo a reforma e ampliação do patrimônio físico do clube, por meio de campanhas de arrecadação de dinheiro e material de construção. A análise se dá considerando o futebol como um campo, nos termos usados por Pierre Bourdieu, um espaço marcado pela disputa de um capital simbólico próprio e formas de consagração específicas. Partindo das opiniões dos torcedores em programas esportivos de rádio e discussões em fóruns virtuais, bem como da observação das reuniões realizadas pelo MITT, observou-se que, desde sua fundação, o grupo tem conquistado prestígio, sendo considerado pelos torcedores um modelo a ser seguido. Esse crescimento do valor da associação, nesse espaço social onde a dádiva, o dar sem esperar algo em troca, o sacrifício em nome de algo maior (o clube) e a supressão dos interesses individuais são considerados valores supremos, tem sido conquistado a partir de dois modos de manifestação pública de desinteresse: primeiro, por algum ganho financeiro, explicitada pela constante divulgação nos meios de comunicação das prestações de conta do que é arrecadado junto aos torcedores, e finalmente pela renúncia da busca de consagração, ou seja, pela própria forma específica de capital simbólico aí em jogo.

Abstract

This dissertation intends to analyze the actions of a group of supporters of the Fortaleza Esporte Clube, named Movimento Independente da Torcida Tricolor, also called MITT, founded in 2006,whose main objective is there form and expansion of physical assets of the club, through campaigns raising money and building materials. The analysis considers football as a field, in terms used by Pierre Bourdieu, a space defined by the competition of a very symbolic capital and specific forms of consecration. Based on the opinions of the fans in sports radio programs and discussions in online forums, as well as the observation of meetings held by the MITT, it was observed that, since its founding, the group has gained prestige and is considered by fans as a model to be followed. This growth in the value of the association, in this social space where the gift, the giving without expecting something in return, the sacrifice in the name of something bigger(the club) and the suppression of individual interests are considered supreme values, has been achieved from two modes of public expression of disinterest: first, for some financial gain, explained by the constant publication in the media of the benefits of account of what is collected from the fans, and finally by renouncing the pursuit of consecration, i.e., by the very specific form of symbolic capital at stake.

Sumário

PONTA-PÉ INICIAL, 7
1. A SOCIOGÊNESE DE UMA PAIXÃO MUNDIAL., 18
1.1 A esportivização dos passatempos ingleses,18
1.2 A uniformização das regras e difusão do futebol pelo mundo, 23
1.3 A formação e o funcionamento dos clubes de futebol no Brasil, 27
1.4 Tipos de doação, 29

2. O FUTEBOL: DOIS ASPECTOS, 39
2.1 Uma figuração mundial, 39
2.1.1. A profissionalização dos jogadores de futebol, 41
2.1.2. A mercantilização do futebol, 46
2.2 Um campo de consagração, 55

3 O MOVIMENTO INDEPENDENTE DA TORCIDA TRICOLOR, 61
3.1 Um breve histórico, 61
3.2 Formas de arrecadação,. 65
3.3 A formação social dos torcedores, 73

4 O INTERESSE DESINTERESSADO, 80
4.1 O desinteresse financeiro, 83
4.2 O desinteresse por reconhecimento, 91

5 O MITT, A TORCIDA E A DIRETORIA DO CLUBE: UMA REDE DE CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO, 98
5.1 Relacionamento com os torcedores (o MITT nos meios virtuais de
comunicação), 102
5.2 O MITT e a diretoria executiva do clube, 109
5.3 O MITT como um micro espaço de disputas simbólicas, 115
5.4 O MITT se torna diretoria, 119

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 123

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS,127

Referência

OLIVEIRA JúNIOR, Ricardo César Gadelha de. Doação e trabalho voluntário dos torcedores no futebol cearense. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.