Driblando em terras capixabas

Autores

Jardel Modenesi Fiorio

Subtítulo

etnografia em uma escolinha de futebol de uma cidade do interior do Espírito Santo

Orientador

Simoni Lahud Guedes

Banca

Édison Luís Gastaldo, Martin Curi

Faculdade / Instituição

Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal do Fluminense

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Antropologia

Ano

2014

Páginas

128

Cidade

Niterói

Resumo (pt)

A pesquisa realizada pretendeu analisar o processo de ensino/aprendizagem do futebol em Linhares, uma cidade média do norte do Espírito Santo. Para tanto, o recorte empírico é a escolinha de futebol do Linhares Futebol Clube, que é o time representante da cidade nas competições estaduais, buscando problematizar os fatores relacionados à formação do jogador, as competências físicas, técnicas-táticas e comportamentais exigidas em cada categoria etária, bem como as estratégias de decisões dos atores, principalmente dos agentes de ensino/treinadores. Para isso, foi feito um trabalho de campo focado na observação participante e no cotidiano da escolinha e demais espaços ligados a ela, por exemplo, os locais de jogo, além de conversas formais e informais com atores envolvidos e outras pessoas ligadas a esse meio futebolístico. Tal estudo possibilita, por um lado, a apreensão de uma parte da sociabilidade dos jovens em um contexto urbano local, e, por outro, compreender a peculiaridade desse processo futebolístico em um espaço caracterizado por estar fora dos grandes centros do futebol brasileiro.

Abstract

This research had purposed to analyze the process of teaching/learning football in Linhares, an average city in the north of Espírito Santo. Thus, the empirical cut is the football school of Linhares Futebol Clube, that’s the representative team of the city in states competitions, seeking to problematize the factors related to the formation of young players, physical, techniques-tactics and behavioral skills required in each category age, as well as strategies actor’s decision, especially the teaching agents/coaches. To that was done a fieldwork focused on participant observation and in school day by day and other spaces connected to it, for example, the place of the games, formal and informal conversations with actors involved and others persons related with this football world. This study make possible, on one hand, the apprehension of part youth sociability in a local urban context, and, on the other hand, to understand the peculiarity of this football process in a space characterized by being out of the great centers of Brazilian football.

Sumário

INTRODUÇÃO, 9
Preleção: sobre o tema e a escolha, 11
A escolha do tema, 11
O tema,11
Aquecimento: contextualização,13

PRIMEIRO TEMPO, 24
1. ESPORTE x JOGO, 24
2. A FORMAÇÃO DO JOGADOR E O FENÔMENO DAS ESCOLINHAS, 36
2.1. A formação do jogador brasileiro, 36
2.2. As escolinhas de futebol, 45
3. A CIDADE E O TIME, 52
3.1. A cidade de Linhares-ES, 52
3.2. O time da cidade: Linhares F.C, 56

SEGUNDO TEMPO, 58
Sobre o trabalho de campo, 58
4. A ESCOLINHA DO LINHARES F.C, 61
5. AS CATEGORIAS ETÁRIAS E AS COMPETÊNCIAS, 72
5.1. Pré-mirim ou Sub-11,72
5.2. Mirim ou Sub-13, 77
5.3. Infantil ou Sub-15, 82
5.4. Apontamentos sobre as competências, 88
5.4.1. Força, 89
5.4.2. Maturidade, 91
5.4.3. Humildade, 91
5.4.4. Seriedade, 92
5.4.5. Vontade, 93
5.4.6. Capacidade de antecipar jogadas/pensar rápido/visão de jogo,94
5.4.7. Qualidades específicas e posicionamento e campo,95
6. ENSINO/APRENDIZAGEM DO FUTEBOL NA ESCOLINHA,97

CONSIDERAÇÕES FINAIS,108

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS,112

ANEXOS,117

Referência

FIORIO, Jardel Modenesi. Driblando em terras capixabas: etnografia em uma escolinha de futebol de uma cidade do interior do Espírito Santo. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal do Fluminense, Niterói, 2014.