Educação física, esporte e diversidade

Autores

Marco Paulo Stigger

Editora

Autores Associados

Cidade

Campinas

Tema

Esporte

Páginas

134

Ano

2005

ISBN

8574961361

Sumário

Introdução
O que é o esporte?, 5

Capítulo 1: O que é o esporte?
Elementos para uma compreensão a partir de uma análise histórica, 11
1. História do esporte: entre continuidade e ruptura, 12
2. História do esporte: uma tradição inventada, 20

Capítulo 2: Esporte e diversidade
Elementos para uma compreensão a partir de uma discussão sociológica, 51
1. Esporte: entre a ênfase na homogeneidade e a diversidade cultural, 52
2. Uma visão institucional e homogênea do fenômeno esportivo, 53
3. Esporte num processo histórico de longa duração, 64
4. Em busca da heterogeneidade do esporte, 68
5. As dimensões sociais do esporte, 72

Capítulo 3: Uma prática de lazer
Esporte e diversidade: uma prática de lazer
Elementos para uma compreensão a partir de uma investigação etnográfica, 79
1. Sobre a adoção das regras, 82
2. Um jogo “é bom e tem interesse” quanto “é duro, renhido, disputado”, 88
3. Sobre resultados, competitividade e divertimento nos esportes, 91
4. Rendimento, sucesso, comparação e acesso, 94

Capítulo 4: Conteúdo da Educação Física
Elementos para uma compreensão a partir de discussões no contexto brasileiro, 101
1. Esporte, cultura escolar e cultura escolar de educação física, 105
2. Esporte e diversidade: um breve exemplo de prática docente, 109

Considerações finais, 113

Referências bibliográficas, 119

Sobre o autor, 127

Sinopse

Se é inegável que o esporte – como é praticado hoje – é resultado da padronização de uma forma particular de usar o corpo, também é verdade que a sua popularização levou ao surgimento de diferentes formas de praticá-lo. Por um lado o esporte apresenta uma perspectiva homogênea que permite serem realizadas trocas esportivas em escala global; por outro, a sua democratização trouxe consigo uma diversidade cultural no que se refere às suas formas de realização e aos sentidos que lhe são atribuídos.

Nesse sentido, a educação física vem constituindo-se como uma prática pedagógica que, no âmbito escolar, tem tido o papel de tematizar – entre outros conteúdos da denominada cultura corporal – essa forma particular de atividade física, na sua diversidade.

Referência

STIGGER, Marco Paulo. Educação física, esporte e diversidade. Campinas: Autores Associados, 2005.