Educação física, futebol e gênero: uma proposta de ensino a partir das relações de poder

Autores

Alexandre Janotta Drigo, Hudson Fabricius Peres Nunes, Juliana Cesana, Thiago Farias da Fonseca Pimenta

Periódico / Revista

Pensar a Prática

Volume

v. 17

Número

n. 4

Ano

2014

Área de concentração

Educação Física

ISSN

14154676

Resumo (pt)

Este estudo objetivou observar a configuração social e as relações de poder entre os gêneros a partir da experimentação e avaliação do futebol como proposta de ensino, nas turmas dos 4o e 5o anos do ensino fundamental, embasadas no referencial teórico de Norbert Elias. Utilizou-se da pesquisa-ação e da técnica de analise de conteúdo como procedimentos metodológicos para analisar as informações. Os resultados revelaram que o desinteresse sobre o futebol esta associado a falta de habilidade motora, aos aspectos históricos e culturais. Conclui-se que as reflexões de conceitos como configuração e relações de poder utilizadas na proposta de ensino possibilitaram evidenciar alterações profícuas nas relações de gênero.

Abstract

This study aimed to observe the social configuration and power relations between genders from the experimentation and evaluation of soccer a proposal of teaching, in 4th and 5th grades of elementary school in Brazil, based on the theoretical framework of Norbert Elias. It was used action research and the technique of content analysis as methodological procedures for the analysis of information. Results revealed that the non interest about soccer is associated with the lack of motor skills and historical and cultural aspects. It was concluded that the reflexive use of concepts, such as configuration and power relations, related to the proposed learning enabled fruitful changes in the gender relations.

Resumo (outro idioma)

Este estudio pretende observar la configuración social y las relaciones de poder entre los géneros de la experimentación y evaluación del fútbol como una propuesta de enseñanza, en las clases de los 4º y 5º años de escuela primaria, basado en el marco teórico de Norbert Elias. Se utilizó la pesquisa-acción y la técnica de análisis de contenido como procedimientos metodológicos para analizar la información. Los resultados revelaron que la falta de interés por el fútbol se asocia con la falta de habilidades motoras, aspectos históricos y culturales. Se concluye que las reflexiones de conceptos tales como la configuración y las relaciones de poder en la propuesta de enseñanza, ha permitido demostrar cambios positivos en las relaciones de género.

Referência

DRIGO, Alexandre Janotta; NUNES, Hudson Fabricius Peres; CESANA, Juliana; PIMENTA, Thiago Farias da Fonseca. Educação física, futebol e gênero: uma proposta de ensino a partir das relações de poder. Pensar a Prática. Goiânia, v. 17, n. 4, 2014.