Educação, investimentos públicos e futebol: percepções de estudantes de Ensino Médio sobre a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá-MT

Autores

Francisco Xavier Freire Rodrigues, Christiany Regina Fonseca, Kelen Katia Prates Silva, Olimpio Parreira de Vasconcelos, Francisca Janaina Freire Rodrigues

Tipo de evento

Seminário

Nome do evento

Ciências Humanas

Nome do congresso

V Seminário Nacional de Sociologia e Política

Cidade

Paraná

Ano

2014

Páginas

p.1-25

Entidade Organizadora

Universidade Federal do Paraná

Resumo (pt)

Este trabalho investiga a relação entre educação, investimentos públicos e futebol em Mato Grosso. Trata-se de uma análise das percepções de estudantes de ensino médio de Cuiabá/MT sobre os investimentos públicos em educação e nas chamadas “obras da Copa do Mundo de 2014”. A partir da combinação de métodos e técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa, pretende-se: a) Investigar os investimentos públicos em educação e nas obras de preparação da cidade de Cuiabá/MT para sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol 2014; b) Estudar as ações do poder público (Governos estadual e municipal) nos preparativos da cidade para receber os jogos do Mundial de Futebol de 2014; c) Verificar e analisar as percepções dos estudantes de ensino médio de Cuiabá/MT acerca dos investimentos públicos e dos benefícios trazidos pelo Megaevento (Copa do Mundo 2014). Trata-se de uma abordagem multidisciplinar, tendo como base a antropologia do esporte, a literatura sobre megaeventos esportivos e a economia do esporte. Os investimentos com a Copa do Mundo de Futebol em 2014 em sua maioria serão públicos, divididos entre os poderes municipal, estadual e federal, com um orçamento de mais de trinta bilhões de reais, serão utilizados para construção de estádios, reformas de aeroportos e execução de obras de infra-estrutura em todas as doze sedes do torneio. Os resultados preliminares apresentam diversas percepções diferentes sobre os gastos do poder público com a Copa do Pantanal. Indicam pessimismo dos estudantes com a realização do megaevento da FIFA, pois educação, segurança, saúde e políticas de geração de emprego e renda deveriam ser priorizadas, na concepção da maioria dos estudantes entrevistados.

Palavras-chave: Educação, Investimentos Públicos, Copa do Mundo FIFA 2014.

Referência

RODRIGUES, Francisco Xavier Freire; FONSECA, Christiany Regina; SILVA, Kelen Katia Prates; VASCONCELOS, Olimpio Parreira de; RODRIGUES, Francisca Janaina Freire. Educação, investimentos públicos e futebol: percepções de estudantes de Ensino Médio sobre a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá-MT. In: Universidade Federal do Paraná, , 2014, Paraná. V Seminário Nacional de Sociologia e Política, Universidade Federal do Paraná. Seminário, Universidade Federal do Paraná, 2014.