El discurso del fútbol y los pathē: una aproximación lingüístico-cognitiva a las estrategias verbales afectivas

Autores

Lucía Bernardi, Cristian Sebastián Saénz

Periódico / Revista

ALED

Cidade

Brasília

Volume

v. 14

Número

n. 2

Páginas

p. 7-22

Ano

2014

Tema

Dossiê El discurso del fútbol

ISSN

2447-9543

Resumo (pt)

Este trabalho tem como objetivo estudar o papel ocupado pelo pathos no discurso do futebol e as estratégias lingüístico-discursivas utilizadas, incluindo as interjeições, em julgamentos subjetivos ou morais, especialmente aquelas que pertencem ao grupo das paixões –pathē– utilizadas em contextos como o discurso da imprensa. Além disso, examinam-se modalizadores, subjetivemas, metáforas recorrendo à afetividade/ expressividade que orientam a decodificação do receptor. Empregam-se as noções de iconicidade e modelos cognitivos da lingüística. Além disso, o conceito de provas subjetivas ou morais está incluído a partir da leitura da Retórica de Aristóteles (2002) proposta por Barthes (1997). O corpus é composto de publicações impressas do jornal esportivo argentino Olé no período 2007-2014. A partir da análise, pode-se observar que as estratégias do jornal esportivo Olé servem ao propósito de criar sua própria cidade do futebol.

Palavras-chave: futebol, pathos, modelos cognitivos, iconicidade, interjeições, metáforas.

Abstract

This paper examines the role of pathos in the discourse of soccer as well as linguistic strategies employed, including interjections in moral or subjective means of persuasion, especially those belonging to the expressions of passion –pathē– in contexts of the written press. Furthermore, we examine modalizers, subjectivemes, focalizations and metaphors resorting to affectivity and expressivity that orient the decodification process of the addressee. The notions of iconicity and cognitive models are taken from cognitive linguistics. We also use the concepts of subjective or moral evidence from Aristotle’s Rhetoric, as re-interpreted by Barthes (1997). The corpus consists of articles selected from the Argentinian sports daily Olé published between 2007 and 2014. From the analysis, we conclude that the strategies of Olé work towards creating its own soccer city.

Keywords: soccer, pathos, cognitive models, iconicity, interjections, metaphor

Resumo (outro idioma)

Este trabajo tiene el objetivo de estudiar el papel que ocupa el pathos en el discurso del fútbol y las estrategias lingüístico-discursivas utilizadas, entre ellas las interjecciones, en las pruebas subjetivas o morales, especialmente las que pertenecen al grupo de las pasiones –pathē–, empleadas en contextos tales como el discurso de la prensa escrita. Además, se examinan modalizadores, subjetivemas, focalizaciones, metáforas que recurren a la afectividad/expresividad, que guían la decodificación del receptor, utilizando nociones como iconicidad y modelos cognitivos. Asimismo, se adopta el concepto de pruebas subjetivas o morales desde la relectura de la Retórica de Aristóteles (2002) propuesta por Barthes (1997). El corpus está conformado por publicaciones impresas del diario deportivo Olé de Argentina del periodo 2007-2014. A partir del análisis, se puede vislumbrar que las estrategias del diario deportivo Olé están puestas al servicio de crear su propia ciudad futbolera.

Palabras-clave: fútbol, pathos, modelos cognitivos, iconicidad, interjecciones, metáforas

Referência

BERNARDI, Lucía; SAéNZ, Cristian Sebastián. El discurso del fútbol y los pathē: una aproximación lingüístico-cognitiva a las estrategias verbales afectivas. ALED. Brasília, v. 14, n. 2, p. 7-22, 2014.