Em torno da dialética entre igualdade e hierarquia: notas sobre as imagens e representações dos Jogos Olímpicos e do futebol no Brasil

Autores

Roberto DaMatta

Periódico / Revista

Antropolítica

Número

n.14

Páginas

p.17-39

Área de concentração

Ciências Sociais

ISSN

2179-7331

Resumo (pt)

Este ensaio objetiva discutir o espaço simbólico dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol na sociedade brasileira. Para responder a essas questões, apresenta uma crítica da visão universalista e linear da esfera do esporte, avaliando as propostas de dois autores influentes no campo, e examina algumas questões básicas para uma sociologia comparativa do esporte. Focaliza, de modo especial, a dialética do individualismo e da hierarquia, na medida em que possibilita compreender o significado do esporte e, no caso, de certas competições esportivas, sem, entretanto, partir de um ponto de vista universal e essencialista relativamente a essa esfera da vida social. 

Abstract

This essay discusses the symbolic space of the Olympic Games and the World Cup of Football in the context of Brazilian society. In order to answer these questions, the essay criticizes the universalistic view of sports as a social phenomenan taking to task the proposals of two eminent sociologists as it focus on some fundamental questions for a comparative view of sport. It concentrates on the dialetics of individualism and hierarchy as the two concepts helps to value the meaning of sport and of certain competitions avoiding an essentialist position relative to this domain. 

Observações

Link para o site da Antropolítica: www.revistas.uff.br/index.php/antropolitica  

Referência

DAMATTA, Roberto. Em torno da dialética entre igualdade e hierarquia: notas sobre as imagens e representações dos Jogos Olímpicos e do futebol no Brasil. Antropolítica. Niterói, n.14, p.17-39, 2003.