Entre a Profissionalização e a Escolarização

Autores

Carlus Augustus Jourand Correia

Subtítulo

Projetos e Campo de Possibilidades em jovens atletas do Colégio Vasco da Gama

Orientador

Antonio Jorge Gonçalves Soares

Faculdade / Instituição

Faculdade de Educação no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação

Ano

2014

Páginas

258

Cidade

Rio de Janeiro

Resumo (pt)

O Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo vem se dedicando a analisar como os jovens atletas conciliam as atividades relativas à profissionalização no esporte e os estudos. Nesta pesquisa, tratei sobre esse tema com os jovens atletas em formação de 3 modalidades esportivas da escola do Vasco da Gama. O principal problema abordado no estudo é compreender, de acordo com as configurações de cada modalidade, por que alguns jovens decidem dividir a sua rotina diária entre duas atividades que exigem tempo e dedicação; e como eles realizam essa conciliação. Com base na construção do problema de pesquisa, o objetivo do trabalho primeiramente foi analisar as possíveis diferenças na conciliação entre esporte e escola em cada modalidade, a saber, futebol, remo e atletismo. Além disso, também procuramos identificar o papel da escola do Vasco da Gama dentro desse processo de conciliação. O referencial teórico-metodológico que sustentou esta pesquisa teve como balizadores os conceitos, de projeto individual, campo e habitus. A utilização desses conceitos possibilitou toda a análise dos dados. O que tentamos explicar durante o estudo foi: como as diferentes modalidades analisadas realizam o processo de conciliação entre o esporte e a escola e qual a função da escola do Vasco da Gama nesse processo? Para responder esse questionamento central, foi realizado um survey com os 180 alunos existentes no colégio. Entre esses alunos-atletas foram escolhidas três modalidades para análise: atletismo, futebol, remo. Elas foram selecionadas porque juntas constituem aproximadamente 88% dos alunos do colégio. A partir desse survey foram coletadas entrevistas até o ponto de saturação em cada uma das modalidades esportivas nas duas últimas categorias delas. A escolha pelas duas últimas categorias parte da premissa, já debatida em estudos acadêmicos, de que nesse momento a possibilidade maior de profissionalização impõe uma maior tensão entre a prática esportiva e escolar. Os resultados mostraram que a modalidade esportiva na qual os atletas em formação estão inseridos influencia nas possibilidades de conciliação entre o esporte e a educação dentro do clube do Vasco da Gama. Há modalidades que, quer pela configuração do seu campo esportivo, quer pelo volume diário de treinos, de competições, e de deslocamentos, possuem maior dificuldade de conciliar o tempo da escola com tempo destinado ao esporte. Os resultados também evidenciaram que a escola do Vasco da Gama desempenha um papel importante no processo de conciliação entre as obrigações escolares e esportivas. Para isso, contribuem os mecanismos explícitos para a flexibilização das rotinas escolares desses atletas, como por exemplo, o abono das faltas para viagens esportivas e competições, a remarcação de provas, e o abono dos atrasos dos alunos desde que comprovado o motivo esportivo.

Abstract

The research lab in the Education Body has been dedicating to examine how young athletes bring together activities related to professionalism in sports and studies. In this research, I treated on this theme with young athletes in training for 3 sports school of Vasco da Gama. The main problem addressed in the study is to understand according to the settings of each modality why some young people decide to divide your daily routine between two activities that require time and dedication, and how they perform this reconciliation. Based on the construction of the research problem, the objective of work was firstly analyze possible differences in the reconciliation between sports and school in each modality, to know, football, rowing and athletics. Moreover, we also seek to identify the function of the school Vasco da Gama within that conciliation. The theoretical and methodological framework that supported this research had the hallmarks concepts, individual project, field and habitus. Using these concepts enabled all data analysis. What we tried to explain during the study was: how different treatment processes perform the process of reconciliation between sports and school and which role has Vasco da Gama”sschool in the process? To answer this central question, a survey with 180 existing students in the school was carried out. Among these students-athletes three modalities were chosen for analysis: Athletics, football, rowing. They were selected because together constitute approximately 88% of college students. From that survey interviews were collected until saturation point in each of the sports in the last two categories of them. The choice for the latter two categories starts from the premise already discussed in academic studies that the moment the greatest possibility of professionalization imposes a greater tension between sports and school practice. The results showed that the sport in which athletes are entered in training influences the possibilities of reconciliation between sports and school within the Vasco da Gama. There are modalities by which your sports field, that the daily volume of training, competitions, and displacements have greater difficulty of reconciling school time and time devoted to the sport setting. The results also showed that Vasco da Gama”sschool has an important role in the process of reconciliation between school and sports obligations. For this explicit contribute to the easing of school routines these athletes, such as the allowance of absences for travel and sports competitions, redialing of evidence, and the allowance for delays of students since proven sports grounds mechanisms.

Sumário

INTRODUÇÃO, 11

CAPÍTULO 1: Contextos de inserção do objeto de pesquisa, 28
1.1: Panorama da Educação brasileira: perspectivas e possibilidades, 28
1.2: Juventudes no Brasil, 39
1.3 Relações entre o esporte e a escola:, 46
1.4: O Mercado Esportivo no Futebol, Remo e Atletismo, 52
1.4.1: Mercado esportivo no Futebol, 54
1.4.2: Mercado esportivo no Remo, 61
1.4.3: Mercado esportivo no Atletismo, 66

CAPÍTULO 2: Uma escola para o Esporte: Configurações da escola Vascaína, 73
2.1:Apresentação, 73
2.2 Campo de possibilidades: Conceituações e aplicações na pesquisa, 87
2.3: Escola do Vasco e a formação de um campo de possibilidades, 96
2.3.1: Histórico e Dados do colégio Vasco da Gama, 96
2.3.2: Cultura escolar na escola do Vasco da Gama, 115

CAPÍTULO 3: Projetos Esportivos e Escolares na Escola do Vasco da Gama, 131
3.1: O conceito de projeto e suas operacionalizações, 131
3.2: Projetos esportivos e escolares no futebol do colégio Vasco da Gama, 135
3.2.1: Campo de possibilidade e projeto no futebol:, 135
3.2.2: A relação esporte-educação nos projetos do futebol, 153
3.3: Projetos esportivos e escolares no atletismo do colégio Vasco da Gama, 164
3.3.1: Campo de possibilidade e projeto no atletismo, 164
3.3.2: A relação esporte-educação nos projetos do atletismo, 183
3.4: Projetos esportivos e escolares no remo do colégio Vasco da Gama, 195
3.4.1: Campo de possibilidade e projeto no remo, 195
3.4.2: A relação esporte-educação nos projetos do remo, 208
3.5- Homologias e diferenças entre as modalidades no esporte e na escola, 221

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 225

REFERÊNCIAS, 238

ANEXOS, 246
Anexo1: Questionário, 246
Anexo 2: Roteiro de entrevistas semiestruturado, 256

 

Referência

CORREIA, Carlus Augustus Jourand. Entre a Profissionalização e a Escolarização: Projetos e Campo de Possibilidades em jovens atletas do Colégio Vasco da Gama. 2014. 258 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.