Esporte e TV pública no Brasil: a TV Brasil, a audiência e as transmissões do campeonato brasileiro de futebol da série C

Autores

Priscila Eugênia Trevisan Cestari, Ary José Rocco Júnior

Periódico / Revista

Motrivivência

Cidade

Florianópolis

Volume

v. 29

Número

n. especial

Páginas

p. 57-76

Ano

2017

ISSN

2175-8042

Resumo (pt)

A TV Brasil é uma emissora pública que pertence à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foi criada para implantar o Sistema Público de Comunicação no país. Desde 2013 a emissora transmite partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série C. O objetivo deste artigo é discutir, à luz de conceitos como audiência, cultura de mídia e valor-notícia, se a emissora cumpre, através do esporte, o papel para o qual foi criada. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com a análise de documentos internos da emissora e a realização de entrevistas. O estudo pretende contribuir com reflexões a respeito dos processos existentes entre a gestão do esporte e a comunicação pública no Brasil. Assim, procuramos verificar se a emissora cumpre sua missão de formação e fortalecimento da cidadania e da identidade nacional ou se é apenas regida, em seu relacionamento com o esporte, pela ótica comercial da audiência.

Palavras-chave: Esporte. TV Pública. Audiência. TV Brasil. Campeonato Brasileiro Série C.

Abstract

TV Brazil is a public broadcaster that belongs to Brazil Communications Company (EBC). It was created to implement the Communication Public System in the country. Since 2013, the station broadcasts Brazilian Série C Championship Football matches. The purpose of this article is to analyze if the issuer meets, through sport, the role for which it was created. For it, we used the concepts of audience, media culture and news value and conducted a qualitative, exploratory and descriptive research with the analysis of internal documents of the issuer and conducting interviews about the theme. The study aims to contribute reflections on the existing processes of management of sport and public communication in Brazil. So we try to verify that the broadcaster fulfills its mission to training and strengthening of citizenship and national identity or whether it is just ruled in their relationship with the sport, from the perspective of commercial audience.

Keywords: Sport. Public TV. Audience. TV Brasil Channel. Brazilian Série C Championship.

Resumo (outro idioma)

TV Brasil es una cadena pública que pertenece a Empresa Brasil de Comunicacion (EBC). Se creó para poner en práctica el Sistema Público de Comunicación en el país. Desde 2013, la estación transmite partidos del Campeonato Brasileño de Fútbol de la Série C. El propósito de este artículo es analizar, a la luz de conceptos como audiencia, cultura de los médios y valor notícia, si el emisor cumple, a través del deporte, el papel para o cual fue creada. Con este fin, se realizó una investigación cualitativa, exploratoria y descriptiva con el análisis de documentos internos de la entidad emisora y la realización de entrevistas. El estudio pretende aportar reflexiones sobre los procesos existentes de gestión del deporte y la comunicación pública en Brasil. Así que tratamos de verificar que la emisora cumple su misión de formación y fortalecimiento de la ciudadanía y la identidad nacional o de que simplemente se rige en su relación con el deporte, desde la perspectiva de audiencia comercial.

Palabras clave: Deporte. La Televisión Pública. Audiencia. TV Brasil. Campeonato Brasileño de Fútbol de la Série C.

Referência

CESTARI, Priscila Eugênia Trevisan; ROCCO JúNIOR, Ary José. Esporte e TV pública no Brasil: a TV Brasil, a audiência e as transmissões do campeonato brasileiro de futebol da série C. Motrivivência. Florianópolis, v. 29, n. especial, p. 57-76, 2017.