Esporte-Espetáculo e Futebol-Empresa

Autores

Marcelo Weishaupt Proni

Orientador

Ademir Gebara

Faculdade / Instituição

Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas

Tipo

Tese

Área de concentração

Doutorado em Educação Física

Ano

1998

Páginas

275

Cidade

Campinas

Resumo (pt)

Um dos objetivos deste estudo é contribuir para uma compreensão mais ampla da história do esporte moderno e das profundas transformações que vêm ocorrendo nas últimas décadas. Neste sentido, procura-se examinar com maior interesse os fatores que têm reconfigurado a organização de competições de alto nível, com destaque para uma veiculação dos espetáculos esportivos na mídia e para a emergência do marketing esportivo. Outro objetivo é reinterpretar a história do futebol brasileiro, enfocando seus momentos de inflexão e reestruturação. Neste aspecto, a preocupação central é discutir o atual processo de modernização do futebol profissional, mostrando as forças sociais que têm impulsionado ou resistido a mudanças. Em síntese, procura-se demonstrar que a adoção de métodos empresarias para a gestão do futebol profissional faz parte de um movimento mais geral de transformação do mundo esportivo contemporâneo, que por sua vez, é produto da difusão da indústria do entretenimento e da globalização. E, no caso do futebol brasileiro, a transição para um novo modelo expressa os dilemas atuais da sociedade brasileira, em especial, os seus limites para adentrar plenamente na modernidade.

Sumário

Introdução, 7
PARTE I ESPORTE MODERNO E ESPORTE-ESPETÁCULO, 20
Cap 1 Constituição e transformação do mundo esportivo, 21
Origens e funções do esporte moderno, 23
O esporte na sociedade burguesa, 48
O esporte na sociedade de massa, 67
O mundo esportivo contemporâneo em discussão, 84
Cap 2 O esporte-espetáculo na era da globalização, 93
A mercantilização do esporte-espetáculo, 94
Globalização e mercados esportivos, 107
Marketing e organização esportiva, 116
A metamorfose dos Jogos Olímpicos, 133
PARTE II FUTEBOL PROFISSIONAL E FUTEBOL-EMPRESA, 143
Cap 3 Do jogo das multidões ao futebol-empresa, 144
Invenção, institucionalização e profissionalização, 146
A difusão internacional do modelo inglês, 154
O surgimento do futebol-empresa, 165
Tendências recentes do futebol-empresa, 176
Cap 4 Do futebol amador ao futebol-empresa no Brasil, 191
A origem elitista e a transição para o profissionalismo, 193
A tutela estatal e a “modernização conservadora”, 207
A crise financeira e a descoberta do marketing, 217
O novo marco legal e a “modernização inconclusa”, 228
A Lei Pelé e as perspectivas do futebol-empresa, 237
Considerações Finais, 253
Apêndice, 259
Bibliografia, 267

Referência

PRONI, Marcelo Weishaupt. Esporte-Espetáculo e Futebol-Empresa. 1998. 275 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.