Ética, valores e desporto

Autores

Pedro Nuno Vilar de Matos

Subtítulo

Estudo centrado em jovens (escalão sub 17 – juvenis) praticantes de futebol federado

Orientador

Antonino Manuel de Almeida Pereira

Faculdade / Instituição

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensino Básico e Secundário

Ano

2013

Páginas

68

Cidade

Vila Real

Resumo (pt)

O desporto contribui para o desenvolvimento integral do jovem e para a sua formação moral, ao promover a honestidade, a amizade, a equidade, o respeito mútuo, a não-violência, a lealdade, o desportivismo, o Fair-play entre quem participa na competição desportiva e o respeito inequívoco por regras de conduta cívica. Apesar das muitas recomendações para a sensibilização da ética no desporto é importante saber se na prática tal se verifica. Assim, este estudo teve como propósito identificar os Valores que regulam a prática desportiva dos jovens. Neste sentido, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a 15 jovens que frequentam o 9º, 10º e 11º ano de escolaridade e praticam Futebol no escalão Juvenil da Associação de Futebol de Viseu, no Clube de Desporto e Recreio de Moimenta da Beira, nos Cracks Clube de Lamego e no Grupo Desportivo de Resende. A técnica de tratamento de dados utilizada foi a Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos indicam que o conceito de ética ainda é para alguns jovens pouco claro. Cerca de metade referiu que nunca abordou esta temática durante as aulas de Educação Física. Relativamente aos valores gerais da Humanidade, o valor com maior relevância é o Valor Ético, seguindo-se o Valor Hedonístico e o Valor Prático. Sem qualquer evidência surgem o Valor Estético, o Valor lógico e o Valor Religioso. Quanto às categorias do Valor Ético, a que tem maior importância para os jovens entrevistados é o Valor da Amizade, seguindo-se o Valor da Responsabilidade e, por último, vem o Valor da Autodeterminação/Obediência/Autoridade. Nas categorias dos Valores do Fair-Play, o valor mais acentuado é o Valor do Não Doping/Honestidade e o Valor Não-violência, seguido do Valor da Lealdade/Desportivismo e Valor Igualdade/Mutuo – Respeito, posteriormente o Valor Não – discriminação/Equidade e, por fim, Valor Amizade – Fidelidade. Palavras-chave: Ética, Valores no Desporto, jovens, futebol

Abstract

Sport contributes to the comprehensive development of the young population and to his/her moral education, promoting honesty, friendship, equity, mutual respect, nonviolence, loyalty, sportsmanship, fair-play between those who participate in the sports competition and the unequivocal respect for the rules of social conduct. In spite of the several recommendations for the ethics’ awareness in sports, it is important to know if this really happens. Therefore, this study has the purpose to identify the Values that regulate the young population’s sports. This way, were made semi-structured interviews to 15 youngsters, who attend the 9th, 10th and 11th grades and practice soccer at the Junior level in the Associação de Futebol de Viseu, in Sports and Recreation Club of Moimenta da Beira, Cracks Clube de Lamego and Sport Group of Resende. The used data processing technique was the Content Analysis. The obtained results show that the concept of ethics is still unclear for some youngsters. Around half of them refereed that they never approached this theme during the classes of Physical Education. In relation to the general values of Humanity, the most significance value was Ethics Value, followed by Hedonistic Value and Practical Value. Without any evidence, appeared the Aesthetic Value, the Logical Value and the Religious Value. Regarding the Ethics Value’s categories, the most significant to the interviewed youngsters was the Friendship Value, followed by Responsibility Value and, finally, appeared SelfDetermination/Obedience/Authority. In the categories of the Fair-Play Value, the most marked one was Non-Doping/Honesty Value and the Non-Violence Value, followed by the Loyalty/Sportsmanship Value and the Equality/Mutual-Respect, then the Nondiscrimination/Equity Value and, finally, the Friendship – Fidelity Value. Keywords: Ethics, Values in Sports, young population, soccer

Sumário

CAPÍTULO I – A ESCOLA,1
1.1 – Conceitos, 1
1.2 – A Importância das escolas na sociedade atual, 5

CAPÍTULO II – OS JOVENS E O DESPORTO, 7
2.1- Conceitos, 7
2.2 – A importância do Desporto para a formação dos Jovens, 10
2.3 – Os jovens e os tempos livres – O papel do Desporto, 12

CAPÍTULO III – FAIR PLAY / ÉTICA E DESPORTO, 15
3.1 – Conceitos, 15
3.2 – Documentos internacionais e nacionais, 19
3.3 – Estudos Desenvolvidos, 21

CAPÍTULO IV – METODOLOGIA, 24
4.1 – Campo de estudo, 24
4.2 – INSTRUMENTO DE PESQUISA, 25
4.3 – Procedimento para recolha de dados, 25
4.4 – Técnica de tratamento de dados, 26

APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS, 34
1- Conceito de Ética, 35
2- Abordagem da temática nas aulas de Educação Física, 35
3- As Categoria Valores gerais da Humanidade, 36
4- Categorias dos Valores Éticos, 39
5- Categorias dos Valores do Fair Play, 42

CONCLUSÃO, 51

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 53

BIBLIOGRAFIA, 54
ANEXO, 64

Referência

MATOS, Pedro Nuno Vilar de. Ética, valores e desporto: Estudo centrado em jovens (escalão sub 17 – juvenis) praticantes de futebol federado. 2013. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensino Básico e Secundário) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2013.