Evair

Autores

Renato de Sá

Subtítulo

o matador

Editora

Onze Cultural

Cidade

São Paulo

Páginas

328

Ano

2017

ISBN

9788592770037

Sinopse

Evair é um dos mais qualificados jogadores que se tem notícia diante de momentos decisivos, protagonizando conquistas históricas, que marcaram profundamente em milhares de torcedores. Sua trajetória vencedora, aliada à capacidade única de fazer gols e, também, servir aos companheiros, fez dele um ídolo reverenciado e respeitado por atletas, dirigentes, jornalistas e, principalmente, torcedores, em todos os clubes por onde passou.

Figura de primeira grandeza numa geração de grandes craques brasileiros, o Matador, apelido cunhado pela fanática torcida esmeraldina, é presença marcante também fora das quatro linhas. Ali, nunca deixou de manifestar um respeito profundo por suas origens, exaltando sempre a Crisólia natal e a estreita convivência com os familiares e amigos que cultiva e acumula desde a infância. Provavelmente resida aí o traço principal de uma personalidade que fez dele, mineiramente, um dos mais estimados profissionais do universo da bola. E, fora dele, uma figura humana ímpar, daquelas que não se deixa contaminar pela soberba.

9 dos sonhos de várias cores e credos. Trajetória que Renato de Sá conta com maestria e precisão, com muitos fatos inéditos, desconhecidos e emocionantes. Como um jogo de futebol. Ainda melhor e maior com um personagem como Evair. O autor coloca muito bem os fatos e questões como se fosse o biografado quando estava a 11 metros da meta, batendo um pênalti. Leitor de um lado, a bola do outro, a explosão de alegria e emoção que Renato dá ao leitor do primeiro toque de classe ao último toque de craque.

Referência

, Renato de. Evair: o matador. São Paulo: Onze Cultural, 2017.