A FIFA Fan Fest e as diferentes formas de consumo do produto futebol durante a Copa do Mundo 2014: socialização, pertencimento e entretenimento

Autores

Yuri Spacov, Ary José Rocco Júnior, Marcos V. Cardoso, Lucas Cardoso dos Reis

Periódico / Revista

Logos: Comunicação & Universidade

Cidade

Rio de Janeiro

Volume

v. 23

Número

n. 1

Páginas

p. 45-59

Ano

2016

ISSN

1982-2391

Resumo (pt)

O objetivo deste artigo é apontar e analisar os principais fatores que levaram uma pessoa, ou um grupo de pessoas, a assistir um jogo de futebol da Copa do Mundo 2014 em uma FIFA Fan Fest e não em outros locais. Socialização, afetividade e diversão são aspectos considerados na análise. O papel do esporte enquanto produto de entretenimento e consumo também foi contemplado no estudo. O evento, pela proliferação de imagens que proporciona, é exemplo claro do que Guy Debord definiu como Sociedade do Espetáculo. Foram entrevistadas 79 pessoas em duas FIFA Fan Fests realizadas na cidade de São Paulo, em partidas da seleção brasileira na Copa do Mundo 2014. Os resultados obtidos no estudo comprovam a inserção do esporte mais popular do planeta na lógica das modernas estratégias de consumo. Também evidenciam as relações existentes entre o futebol, e seu universo, e a chamada indústria do entretenimento.

Palavras-Chave: Comportamento do consumidor; Copa do Mundo; FIFA Fan Fest

Abstract

The purpose of this article is to analyze the main factors that led a person, or a group of people, to watch a football match of 2014 World Cup in a FIFA Fan Fest and not elsewhere. Socialization, affection and fun aspects are considered in this analysis. The role of sport as an entertainment and consumption product was also contemplated in this study. The event, with images proliferation that provides, is a clear example of what Guy Debord defined as the Spectacle Society. 79 people were interviewed in two FIFA Fan Fests held in São Paulo during Brazilian National team in the 2014 World Cup. The results of this study confirm the insertion of the most popular sport in the planet in the logic of modern consumption strategies. Also show the relationship between football, and his universe, and the entertainment industry.

Keywords: Marketing; 2016 Olympics; favela clearance

Referência

SPACOV, Yuri; ROCCO JúNIOR, Ary José; CARDOSO, Marcos V.; REIS, Lucas Cardoso dos. A FIFA Fan Fest e as diferentes formas de consumo do produto futebol durante a Copa do Mundo 2014: socialização, pertencimento e entretenimento. Logos: Comunicação & Universidade. Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 45-59, 2016.