Final da Copa do Mundo de futebol de 1970: rádio, propaganda e identidade nacional

Autores

Camila Augusta Alves Pereira

Tipo de evento

Congresso

Nome do evento

Comunicação

Nome do congresso

Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Edição do Congresso

XXXV

Cidade

Fortaleza

Ano

2012

Entidade Organizadora

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Resumo (pt)

A conquista da Copa do Mundo de 1970 pela seleção nacional está presente no imaginário brasileiro como a representação do futebol da “arte” e do preparo físico, da festa e da celebração. O presente trabalho faz o resgate e a análise da propaganda radiofônica inserida durante a transmissão do jogo final do Mundial de 70, seguida de breve descrição sobre a formação do discurso da propaganda no meio radiofônico, repleto de significação simbólica, que leva a compreensão de como este pode ter contribuído para a construção, ou afirmação, da identidade nacional no país do futebol.

Referência

PEREIRA, Camila Augusta Alves. Final da Copa do Mundo de futebol de 1970: rádio, propaganda e identidade nacional. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, XXXV, 2012, Fortaleza. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Congresso, Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2012.