Autores
Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha, Ronaldo Helal
Periódico / Revista
Cidade
Niterói
Número
n. 4
Páginas
p. 105-122
Ano
2014
ISSN
2178-602X
Resumo (pt)
O presente artigo analisa o filme inicial da campanha “Ouse ser Brasileiro”, da empresa Nike, produzido especialmente para a Copa do Mundo 2014. Abordaremos a importância do futebol na construção da identidade nacional nos anos 1930, bem como o surgimento do discurso do futebol-arte como algo intrínseco ao brasileiro. Adiante, trataremos das questões de consumo relacionadas ao futebol-arte, nos baseando na ideia que consumir é buscar pertencer, estar alinhado a um estilo, ou determinado grupo social. Por fim, identificaremos como a nova campanha da empresa recupera as narrativas míticas do futebol-arte.
Palavras-chave: futebol-arte, consumo, Nike, seleção brasileira.
Abstract
This paper analyzes the first movie of the Nike’s campaign “Ouse ser brasileiro”, specially produced for the 2014 World Cup. We’ll cover the importance of football in the construction of national identity in the 1930s and the emergence of the discourse of futebol-arte as something intrinsic to the Brazilian. Forward we will deal with of consumer issues related to futebol-arte, based on the idea that consuming is to pursue belonging, to be aligned to one style, or particular social group. Finally, we will identify how the new campaign of the enterprise recovers the mythical narratives of futebol-arte.
Keywords: Football-art, consumption, Nike, Brazilian team.