Futebol-arte e Consumo: as narrativas presentes na campanha “Ouse ser brasileiro”

Autores

Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha, Ronaldo Helal

Periódico / Revista

Mídia e Cotidiano

Cidade

Niterói

Número

n. 4

Páginas

p. 105-122

Ano

2014

ISSN

2178-602X

Resumo (pt)

O presente artigo analisa o filme inicial da campanha “Ouse ser Brasileiro”, da empresa Nike, produzido especialmente para a Copa do Mundo 2014. Abordaremos a importância do futebol na construção da identidade nacional nos anos 1930, bem como o surgimento do discurso do futebol-arte como algo intrínseco ao brasileiro. Adiante, trataremos das questões de consumo relacionadas ao futebol-arte, nos baseando na ideia que consumir é buscar pertencer, estar alinhado a um estilo, ou determinado grupo social. Por fim, identificaremos como a nova campanha da empresa recupera as narrativas míticas do futebol-arte.

Palavras-chave: futebol-arte, consumo, Nike, seleção brasileira.

Abstract

This paper analyzes the first movie of the Nike’s campaign “Ouse ser brasileiro”, specially produced for the 2014 World Cup. We’ll cover the importance of football in the construction of national identity in the 1930s and the emergence of the discourse of futebol-arte as something intrinsic to the Brazilian. Forward we will deal with of consumer issues related to futebol-arte, based on the idea that consuming is to pursue belonging, to be aligned to one style, or particular social group. Finally, we will identify how the new campaign of the enterprise recovers the mythical narratives of futebol-arte.

Keywords: Football-art, consumption, Nike, Brazilian team.

Referência

MOSTARO, Filipe Fernandes Ribeiro; MONTANHA, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli; HELAL, Ronaldo. Futebol-arte e Consumo: as narrativas presentes na campanha “Ouse ser brasileiro”. Mídia e Cotidiano. Niterói, n. 4, p. 105-122, 2014.