Futebol, Corpo e Publicidade: um estudo de caso

Autores

Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha, Ronaldo Helal

Periódico / Revista

Comunicação Mídia e Consumo

Cidade

São Paulo

Volume

v. 11

Número

n. 32

Páginas

p. 139-161

Ano

2014

ISSN

1983-7070

Resumo (pt)

A partir de autores como Sennett, LeGoff, Truong e Maffesoli, são analisadas as apropriações do corpo no futebol e na publicidade. Inicialmente, desenvolve-se uma pequena história do corpo nos primeiros anos de futebol no Brasil. Em seguida, são brevemente investigadas a publicidade e a representação racial nela veiculada. Por último, apresenta-se a pesquisa empírica propriamente dita: as campanhas publicitárias realizadas em torno de Neymar e a predominância de uma ênfase em determinados aspectos corpóreos do jogador (peito desnudo, sorriso, habilidade com a bola de futebol).

Palavras-chave: Mídia; Corpo; Publicidade; Futebol; Marcas

Abstract

A partir de autores como Sennett, LeGoff, Truong y Maffesoli, se analizam los usos del cuerpo en el fútbol y en la publicidad. Inicialmente, se desarrolla una pequeña historia del cuerpo en los primeros años de fútbol en Brasil. Después, se investigam, con brevedad, la publicidad y la representación racial ahí vehiculada. Por último, se presenta la investigación empírica: las campañas publicitarias alrededor de Neymar y el predominio de un cierto énfasis en los aspectos corporales del jugador (pecho desnudo, sonrisa, habilidad con la pelota de fútbol).

Palabras-clave: Medios de comunicación; Cuerpo; Publicidad; Fútbol; Marcas

Referência

MONTANHA, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli; HELAL, Ronaldo. Futebol, Corpo e Publicidade: um estudo de caso. Comunicação Mídia e Consumo. São Paulo, v. 11, n. 32, p. 139-161, 2014.