Futebol, gênero e homossociabilidade nas redes sociais: a masculinidade no circuito comunicacional do WhatsApp

Autores

Adriana Andrade Braga, Alexandre Augusto Freire Carauta

Periódico / Revista

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

Cidade

São Paulo

Volume

v. 43

Número

n. 1

Páginas

p.165-190

Ano

2020

ISSN

1809-5844

Resumo (pt)

O futebol é um elemento fundamental na cultura e identidade nacional brasileiras. Marcado por um viés de identidade masculina, o futebol no Brasil relaciona-se a valores como honra, sexualidade e dignidade. A incorporação dos processos digitais na vida cotidiana tem reconfigurado a comunicação tematizada pelo futebol entre torcedores no âmbito das redes sociais. Elementos identificados em estudos anteriores na sociabilidade entre torcedores, como a jocosidade e a afirmação de masculinidade dominantes, atualizam-se nas plataformas digitais. Partindo de uma abordagem netnográfica, esta pesquisa buscou identificar arranjos identitários e interacionais no circuito comunicacional de um grupo de “peladeiros” no WhatsApp. Os resultados apontam para padrões de reiteração da masculinidade hegemônica, em termos de “homossociabilidade masculina”, “jocosidade de gênero” e “sátira política”.

Palavras-chave Futebol; Gênero; Identidade; Redes sociais; WhatsApp; Homossociabilidade masculina

Abstract

Soccer is a fundamental issue on Brazilian culture and national identity. Defined by a bias of male identity, soccer in Brazil is related to values as honor, sexuality and dignity. The inclusion of social media in everyday life has changed the way ordinary fans talk about soccer. Elements of ordinary soccer sociability pointed out in other studies, such as playfulness and the affirmation of dominant male stereotypes are renewed on social media. Departing from a nethnographic research, this study identified a number of interactional arrangements on the communication circuit of a group of informal soccer players on WhatsApp. The results point out to patterns of re-affirmation of masculine hegemony, in terms of “male homo-sociability”, “gender playfulness” and “political satire”.

Keywords Soccer; Gender; Identity; Social Media; WhatsApp; Male Homo-sociability

Resumo (outro idioma)

Fútbol es un elemento fundamental en la cultura y la identidad nacional brasileñas. Marcado por un viés de identidad masculina, fútbol en Brasil se relaciona con valores como honor, sexualidad y dignidad. La incorporación de tecnologías digitales en la vida cotidiana han reconfigurado la comunicación entre hinchas de fútbol en las redes sociales. Elementos identificados en otros estudios cerca de la sociabilidad entre hinchas, como la jocosidad y la afirmación de la masculinidad hegemónica son actualizados en las plataformas digitales. Partiendo de un abordaje netnográfica, esta investigación identificó padrones de identidad y interacción en el circuito comunicacional de un grupo de “peladeros” (jugadores informales) de fútbol en WhatsApp. Los resultados evidencian la reiteración de la masculinidad hegemónica, en terminos de la “homossociabilidad masculina”, “jocosidad de género” y “sátira política”.

Palabras clave Fútbol; Género; Identidad; Redes sociales; WhatsApp; Homossociabilidad masculina

Referência

BRAGA, Adriana Andrade; CARAUTA, Alexandre Augusto Freire. Futebol, gênero e homossociabilidade nas redes sociais: a masculinidade no circuito comunicacional do WhatsApp. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v. 43, n. 1, p.165-190, 2020.