Futebol

Autores

Marcio Malard Mayer

Subtítulo

o negócio por trás do jogo-estudo de caso do São Paulo Futebol Clube

Orientador

Deborah Moraes Zouain

Banca

Rogério Sobreira Bezerra, Reginaldo Souza Santos

Faculdade / Instituição

Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Gestão Empresarial

Ano

2010

Páginas

145

Cidade

Rio de Janeiro

Resumo (pt)

Nas três últimas décadas, o futebol passou por um enorme processo de transformação, tornando-se um negócio bilionário. O aspecto lúdico do esporte se dissipa diante das práticas comerciais adotadas pelos clubes e pela lógica de mercado que domina a indústria. O objetivo desta pesquisa é analisar e identificar quais são as ações de um clube de futebol brasileiro para se adaptar à lógica de mercado, visando à maximização de suas receitas. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico e empírico através de uma extensa pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, cuja unidade de análise foi o São Paulo Futebol Clube, considerado publicamente como modelo de gestão no futebol brasileiro. O resultado da pesquisa demonstra que a maximização das receitas possui seu alicerce na diversificação das fontes, principalmente as provenientes da exploração da marca e de estádio. Além disso, os resultados indicam que a adoção de práticas comerciais independe da transformação do clube em empresa.

PALAVRAS-CHAVE: Marketing Esportivo. Negócios do Futebol. Receitas Clube de Futebol. São Paulo Futebol Clube.

Abstract

In the last three decades, football has undergone an enormous change process turning up as a billion dollar business. The game aspect of this sport has become rather diluted in a world dominated by commercial practices adopted by clubs and the market reasoning that leads the industry. The goal of this investigation is to analyze and identify what actions and procedures a Brazilian football club must take in order to adapt itself to the market ways so that its revenues are maximized. A theoretical and empirical survey was therefore carried out, through an extensive research of bibliographical references and a field work on São Paulo Futebol Clube, widely recognized as a standard of good management in Brazilian football. The conclusions of the investigation point to revenue maximizing as based on the need of sources diversification, mainly of those related to branding actions and stadium services. In addition, they suggest that the adoption of effective commercial practices does not depend on the club becoming an enterprise.

KEYWORDS: Sports Marketing. Football Business. Club Revenues. São Paulo Futebol Clube.

Sumário

1. Introdução, 1

2. Pesquisa,  3
2.1 Pergunta de Pesquisa, 3
2.2 Objetivo Principal, 4
2.3 Objetivos Específicos, 4
2.4 Delimitação do Estudo, 4
2.5 Método de Pesquisa, 5
2.6 Limitações do Método, 6

3. Referencial Teórico, 7
3.1 Marketing e Produto Esportivo, 7
3.2 Produto “Futebol”, 9
3.3 O Negócio “Futebol” e os Clubes, 10
3.4 Torcedores e Consumidores, 18
3.5 Fontes de Receitas, 22
3.5.1 Venda de Ingressos e Exploração de Estádio, 22
3.5.2 Televisão e Novas Mídias, 27
3.5.3 Patrocínio, 30
3.5.4 Marca e Produtos Licenciados, 33
3.5.5 Transferência de Jogadores, 36
3.6 O Papel do Estado, 37

4. Pesquisa de Campo, 42
4.1 São Paulo Futebol Clube, 42
4.2 Fontes de Receita, 45
4.2.1 Bilheteria e Estádio, 45
4.2.2 Licenciamento, 51
4.2.3 Direitos de Transmissão de Jogos, 55
4.2.4 Patrocínio, 57
4.2.5 Transferências de Jogadores, 59
4.2.6 Outras Receitas, 60

5. Conclusões, 62

6. Referências, 69

Referência

MAYER, Marcio Malard. Futebol: o negócio por trás do jogo-estudo de caso do São Paulo Futebol Clube. 2010. 145 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2010.