Futebol total

Autores

Altiere Dias de Freitas

Subtítulo

sociologia da formação de jogadores de futebol em um clube de bairro

Orientador

Josimar Jorge Ventura de Morais

Banca

Arthur Fragoso de Albuquerque Perrusi, José Luiz de Amorim Ratton Júnior

Faculdade / Instituição

Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Sociologia

Ano

2013

Páginas

102

Cidade

Recife

Resumo (pt)

O trabalho que se segue busca compreender como garotos de um pequeno clube de futebol, o Internacional Clube do Recife, do Bairro de Campina do Barreto, são enquadrados em esquemas interpretativos que pressupõem a atualização de certos valores, ideais e protocolos de comportamento que dizem respeito a uma (im)provável carreira de jogador de futebol. A partir da teoria de Goffman, que defende ser possível observar uma série de rituais cotidianos que animam um sentido específico de “eu”, fiz uma observação participante entre os meses de abril e agosto de 2012. Além do diário de campo, o material que hora analiso foi erigido através de entrevistas e o uso de recursos audiovisuais. Ao longo do trabalho são descritos e analisados uma série de situações em que um conjunto de regras e valores do universo do futebol como elementos da fachada pessoal, preocupação com o corpo e com a presteza para as práticas ensinadas, são consagrados através de rituais levados a cabo por atores diversos em um delicado contexto de uma “instituição aberta”. Conclui-se que apesar de todos os elementos perturbadores que incidem sobre esse processo como a ausência de implementos, de tempo, de isolamento e as condições péssimas de trabalho, tais dramatizações fazem os indivíduos considerarem-se aptos e desejarem se realizar como esportistas. Um horizonte de prática social que faz sentido devido à importância central que o futebol tem para nós como povo.

Palavras chaves: Futebol; Rituais Cotidianos; Instituição aberta; Jogador de futebol; Campo.

Abstract

The work that follows seeks to understand how boys from a small football club, the International Club of Recife, from the Recife’s neighborhood Campina do Barreto, are framed in interpretive schemes which require the defense of certain values, ideals and behavior protocols related to an unlikely career of football player. Based on Goffman’s theory, that advocates be possible to observe a series of daily rituals that animate a specific meaning of “Self”, I did a participant observation between April and August of 2012. Besides the field diary, the material was erected through interviews and the use of audiovisual resources. Throughout the work are described and analyzed a number of situations in which a set of rules and values of the world of football, such as elements of the personal façade related to the body and with the practices taught, are consecrated through rituals led to out by different actors in a delicate context of an “open institution”. We conclude that despite all the disturbing elements that intervene on this process as the absence of implements, lack of time, and poor working conditions, such dramatizations make the actors consider themselves able to perform as athletes. A social practice that makes sense because of the central importance that football has for us as a people.

Keywords: Football, Everyday Rituals; Open institution; Football player; Field.

Sumário

Introdução, 10

Capítulo I – Relato de Campo, 14
Mito de Origem, 15
Antecedentes, 17
Início, 19
Desenvolvimento, 20
Dificuldades, 21
Goffman, 23
Instrumentos, 26
Tédio de Campo, 28
Notas Finais, 29

Capítulo 2 – O Campo, 32
Internacional, 32
Trabalho Social, 37
Internacional Futebol, 42
Descrição do Campo, 46

Capítulo 3 – Rituais Pré-treino, 51
A sombra, 52
Rituais de entrada, 54
Vestindo-se, 60
Bastidor, 67
Cabras Machos, 71
Disciplina, 73
Histórias, 77

Capítulo 3 – Dentro do Campo, 81
Focando, 82
Correndo, 88
Treinando, 93

Considerações Finais, 100

Referências Bibliográficas, 104

Anexos, 106
Anexo I: Do campina, um Sketch, 106
Anexo II: Fotos, 113

Observações

Co-orientação da Prof. Dr. Rosane Maria Alencar da Silva

Referência

FREITAS, Altiere Dias de. Futebol total: sociologia da formação de jogadores de futebol em um clube de bairro. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.