Gestão por competência na construção de um modelo de formação para árbitros de futebol

Autores

Nivia Marcia Velho

Orientador

Francisco Antônio Pereira Fialho

Faculdade / Instituição

Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina

Tipo

Tese

Área de concentração

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Ano

2010

Páginas

157

Cidade

Florianópolis

Resumo (pt)

A presente pesquisa teve como objetivo geral apresentar competências básicas para proposição de um modelo de formação para árbitros de futebol. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, é um trabalho descritivo do tipo estudo de caso com análise qualitativa. A população foi constituída por dois grupos, responderam ao questionário alunos árbitros, e árbitros que fizeram teste para atuar na temporada de 2010 em Santa Catarina. Responderam às entrevistas árbitros, árbitros assistentes e um presidente de comissão estadual de arbitragem, atuantes em escolas de formação no País. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: documentação, observação direta, questionário e entrevista. Os dados das entrevistas foram analisados segundo o método de análise de conteúdo e, para codificação dos dados, foi utilizado o software ATLAS TI. Com base na pesquisa foi possível identificar, através das categorias que emergiram da análise, algumas competências básicas a serem consideradas na trajetória do árbitro de futebol: 1. Na gestão de carreira verificou-se que a arbitragem não é profissão, é apenas uma ocupação, para ser exercida requer que o indivíduo tenha uma profissão de origem e investimentos pessoais materializados na procura por um curso em escolas que funcionem com regularidade e que estejam comprometidas com o currículo mínimo estabelecido em convenção nacional; 2. Aquisição do conhecimento inicial nas escolas de formação conta com alguns pré-requisitos fundamentais que devem ser trazidos de casa, e com a utilização dos conhecimentos tácito e explícito que darão efetivo suporte à tomada de decisão nas ações do jogo; 3. Na disseminação do conhecimento identificou-se a necessidade de serem estabelecidas parcerias com as universidades e buscar escolas independentes das federações, preocupadas com a criação, aquisição e disseminação do conhecimento, sem interferência de interesses políticos; 4. Na gestão por competências emergiu a competência física que vem sendo trabalhada ao longo dos anos; a competência técnica refletida no conhecimento das regras do jogo também é reconhecida como fundamental; além das competências mental e social, com discussões mais recentes e ainda carentes de estudos e métodos para serem desenvolvidas.

Palavras-chaves: Gestão por competências; árbitro de futebol, escolas de formação.

Abstract

This study aimed to discuss about basic competences to be included in a proposition model for the formation of soccer referees. This is a case study using qualitative analysis. The population consisted of two groups. The questionnaire (group 1) was answered both by referees students as referees, who were tested for working in the 2010 soccer season at Santa Catarina. Interviews (group 2) were answered by referees, referees` assistants, and the arbitration state commission president,all of then acting in referees formation schools around the country. The instruments used for data collection were: documentation research, direct observation, questionnaire and interview. Interview data were analyzed using content analysis method through the use of Atlas ti software. Based on the survey, the following categories, that emerged from the analysis of some basic competences to be considered in the working trajectory of a soccer referee, were identified: 1. In the career management category we found that arbitration is not a profession, just one occupation that, to be exercised requires that the individual has another profession making also personal investments, materialized in the search for a course in schools that work regularly and who are committed to the minimum curriculum for soccer referees, which were established at the national convention, 2. Initial Knowledge Acquisition in formation schools includes some basic prerequisites that must be brought from home, and the use of tacit and explicit knowledge that will effectively support decision making in soccer playing actions; 3. In Knowledge Dissemination category we identified the need for establishing partnerships with universities, seeking also independent schools concerned with the creation, acquisition and knowledge dissemination, without the interference of political interests, 4. In competence managing category emerged physical competence, which has been worked out over the years, technical competence, which is reflected in the knowledge about the rules of the game, and, also recognized as fundamental, mental and social competence, bringing more recent discussions, which shows lack of methods, and the need to develop then.

Key words: Competence Management, soccer referee, formation schools.

Sumário

I INTRODUÇÃO, 11
1.1 PROBLEMÁTICA, 15
1.2 JUSTIFICATIVA, 20

II MATERIAL E MÉTODO, 24
2.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA, 24
2.2 LOCAL DA PESQUISA, 25
2.3 SUJEITOS DA PESQUISA, 26
2.4 PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS, 27
2.5 PROCESSO DE ANÁLISE DOS RESULTADOS, 29
2.6 ASPECTOS ÉTICOS, 35
2.7 ADERÊNCIA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMENTO, 35
2.8 ESTRUTURA DA TESE, 36

III REFERENCIAL TEÓRICO, 37
3.1 SOCIOLOGIA DA PROFISSÃO, 37
3.1.1 Trabalho prescrito X trabalho real, 39
3.2 TOMADA DE DECISÃO, 40
3.3 MODELO MENTAL, 51
3.4 GESTÃO POR COMPETÊNCIA, 55
3.5 LIDERANÇA SERVIDORA, 67
3.6 GESTÃO DO CONHECIMENTO, 70
2.7 COMPLEXIDADE, 78

IV DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS, 84

V PROPOSTA DO MODELO, 127

VI CONSIDERAÇÕES FINAIS, 132

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 135
APÊNDICES, 143

Referência

VELHO, Nivia Marcia. Gestão por competência na construção de um modelo de formação para árbitros de futebol. 2010. 157 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.