Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010

Autores

Camila Augusta Alves Pereira

Periódico / Revista

Organicom

Volume

v.8

Número

n.15

Área de concentração

Comunicação

ISSN

1807-1236

Resumo (pt)

Durante a Copa do Mundo de 2010, a marca de cerveja Brahma Chopp, patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, veiculou filmes publicitários construindo a imagem do jogador em campo como guerreiro e herói nacional. O presente trabalho busca analisar como o discurso da marca utiliza a jornada do herói no futebol para criar uma esfera de identificação da Brahma com o esporte, o herói e os consumidores, inseridos no contexto do “país do futebol”. 

Abstract

During the 2010 Fifa Soccer World Cup, the Brahma Chopp beer brand, official sponsor of the Brazilian soccer team, launched a television advertising campaign positioning the image of some of its players as warriors and national heroes. The study aims to analyze how the brand holds the discourse of the hero’s journey in soccer to create a sphere of identification linking the beverage brand and sports, heroes and consumers, within the context of the mythological “Brazil, the soccer country”. 

Resumo (outro idioma)

Durante la Copa del Mundo de 2010 de la Fifa, la marca de cerveza Brahma Chopp, patrocinadora oficial de la selección brasileña de fútbol, lanzó una campaña de publicidad audiovisual que presentaba a algunos de sus jugadores como guerreros y héroes nacionales. El presente trabajo pretende analizar cómo el discurso de la marca utiliza el discurso del héroe en el fútbol para crear una esfera de identificación de Brahma con el deporte, el héroe y los consumidores, en el contexto de “Brasil, país del fútbol”. 

Observações

Link para o site da revista: www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/index  

Referência

PEREIRA, Camila Augusta Alves. Guerreiros não abandonam a batalha: a publicidade de cerveja no Mundial de Futebol de 2010. Organicom. São Paulo, v.8, n.15, 2011.