Autores
Marcos Roberto Godoi, Larissa Beraldo Kawashima
Periódico / Revista
Volume
v.14
Número
n.3
Área de concentração
Educação Física
ISSN
14154676
Resumo (pt)
Nosso objetivo foi compreender a relação dos alunos do Ensino Médio com a mídia, o futebol, a Copa do Mundo e o nacionalismo. Aplicamos um questionário para 120 estudantes de quatro turmas do 1º ano do Ensino Médio do IFMT, campus São Vicente. Com base na análise dos dados, pudemos concluir que os estudantes têm o hábito de assistir jogos de futebol na TV, principalmente na Copa do Mundo, e praticam menos futebol (ainda que em percentual elevado) do que assistem. Os significados da Copa são paixão nacional, união, festa, paz, espetáculo, orgulho, obrigação de vitória.
Abstract
Our goal was to understand the relationship of high school students with the media, football, World Cup and nationalism. We applied a questionnaire to 120 students infour classes in the 1st year of high school IFMT, São Vicente campus. Based on dataanalysis, we concluded that students have the habit of watching football matches on TV, especially at the WorldCup, and football practice less (even in a high percentage) of what they see. The meanings of the Cup is a national passion, marriage, party, peace, performance, pride, duty to victory.
Resumo (outro idioma)
Nuestro objetivo era entender la relación de estudiantes de secundaria con los medios de comunicación, el fútbol, la Copa del Mundo y el nacionalismo. Se aplicó un cuestionario a 120 estudiantes en cuatro clases en el 1er año de IFMT la escuela secundaria, el campus de São Vicente. Con base en el análisis de datos, llegamos a la conclusión de que los estudiantes tienen la costumbre de ver los partidos de fútbol en la televisión, especialmente en la Copa Mundial, y la práctica de fútbol menor (incluso en un alto porcentaje) de lo que ven. Los significados de la Copa es una pasión nacional, el matrimonio, en una fiesta, la paz, el rendimiento, el orgullo, el deber de la victoria.
Observações
Link para o site da revista: www.revistas.ufg.br/index.php/fef