Heroísmo, mídia e o Sport Club Corinthians Paulista: um estudo de caso acerca da final da Libertadores 2012 na Folha de S. Paulo

Autores

Everton de Albuquerque Cavalcanti, André Mendes Capraro

Periódico / Revista

Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Volume

v.27

Número

n.4

Páginas

p.613-622

Área de concentração

Ciências do Esporte

ISSN

18075509

Resumo (pt)

A partir do processo histórico que notabilizou o futebol como um elemento da cultura nacional, destaca-se sua projeção enquanto uma modalidade que ampliou suas relações com os setores financeiro, econômico e comercial. Nesse sentido, a mídia tornou-se um relevante mediador de tensões interligadas às práticas futebolísticas, criando representações que afetam a formação da identidade esportiva brasileira. O objetivo deste artigo consiste em analisar como o jornal Folha de S. Paulo retratou a inédita conquista da Copa Libertadores da América de 2012, pelo Sport Club Corinthians Paulista. Metodologicamente caracterizado como uma pesquisa histórica do tempo presente, analisou-se as edições dos dias 4, 5 e 6 de julho, tratando-se, portanto, de um estudo de caso. Constatou-se que o periódico é um meio propício à construção de narrativas a partir da fi gura do herói, elaborando o discurso de acordo com interesses comerciais que objetivam consolidar uma cultura esportiva voltada para o consumo. 

Abstract

From the historical process that distinguished soccer as an element of national culture, its outstanding projection as a modality that has expanded its relationship with the financial, economic and commercial sectors. In this sense, the media became an important mediator of tensions linked to football practices, creating representations that affect the formation of the Brazilian sports identity. The purpose of this article is to analyze how the newspaper Folha de S. Paulo portrayed the unprecedented winning of the 2012 Libertadores Cup, by the Sport Club Corinthians Paulista. Methodologically characterized as a historical survey of the present time, we analyzed the editions of 4, 5 and 6 July, treating it, therefore, as a case study. It was found that the journal is a conducive way for the construction of narratives from the fi gure of the hero, preparing the speech according to commercial interests that aim to consolidate a sports culture aimed toward consumption. 

Observações

Link para a Revista Brasileira de Educação Física e Esporte.   

Referência

CAVALCANTI, Everton de Albuquerque; CAPRARO, André Mendes. Heroísmo, mídia e o Sport Club Corinthians Paulista: um estudo de caso acerca da final da Libertadores 2012 na Folha de S. Paulo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. São Paulo, v.27, n.4, p.613-622, 2013.