Arquibancada Cotidiana: jogos, sociabilidade e interação entre torcedores de futebol no Brasil

Autores

Édison Gastaldo

Periódico / Revista

Logos: Comunicação & Universidade

Cidade

Rio de Janeiro

Volume

v. 23

Número

n. 1

Páginas

p. 21-30

Ano

2016

ISSN

1982-2391

Resumo (pt)

Este trabalho busca discutir, a partir de dados obtidos em trabalho de campo etnográfico coletivo multissituado, elementos de uma cultura comunicacional dos torcedores no Brasil. Tradicionalmente tratados como coletivo, massa, povo ou multidão pelos meios de comunicação tradicionais (rádio, TV, jornais, cinema, etc), a abordagem proposta evidencia, nas falas dos próprios torcedores, uma compreensão sofisticada do universo afetivo, familiar, econômico e político que envolve o torcer por uma equipe de futebol no Brasil contemporâneo.

Palavras-Chave: jogos; sociabilidade; torcedores; interação social

Abstract

This paper discusses elements of a communicational culture of soccer fans in Brazil, departing from a collective multi-site ethnographic fieldwork. Although soccer fans are usually considered as “crowd”, “multitude” or “mass” by conventional mass media (radio, TV, newspapers, movies, etc), our approach reveals, on fans’ own words, a sophisticated comprehension of the affective, familiar, economic and politic ‘worlds’ involved on the support of a soccer club in contemporary Brazil.

Keywords: games; sociability; soccer fans; social interaction

Referência

GASTALDO, Édison. Arquibancada Cotidiana: jogos, sociabilidade e interação entre torcedores de futebol no Brasil. Logos: Comunicação & Universidade. Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 21-30, 2016.