Livros de futebol, marketing esportivo e mercado editorial: a produção do livro oficial do tetracampeonato brasileiro do Cruzeiro Esporte Clube

Autores

Giulia Piazzi

Periódico / Revista

Mosaico

Cidade

Rio de Janeiro

Volume

v. 9

Número

n. 14

Páginas

p. 8-22

Ano

2018

Tema

Diálogos com o futebol

ISSN

2176-8943

Resumo (pt)

Este artigo discute a produção editorial de um livro de futebol como estratégia de marketing esportivo, tendo como objeto de análise o livro Cruzeiro Tetracampeão Brasileiro 2014, de Guilherme Guimarães e Thiago Soraggi. Para esta avaliação, considerou-se o sítio eletrônico da obra, bem como uma pequena entrevista realizada com um dos autores, via e-mail. Analisou-se o caso sob os preceitos editoriais contemporâneos de Schiffrin (2006; 2011) e Thompson (2013) e a partir do conceito de marketing esportivo de Melo Neto (2007; 2013). Além da discussão a respeito do processo de publicação do livro sob os holofotes da conquista do Campeonato Brasileiro pelo clube em questão, pretendeu-se também avaliar brevemente o interesse dos leitores-torcedores pelo produto.

Palavras-chave: livros de futebol; produção editorial; marketing esportivo; mercado editorial; Cruzeiro Esporte Clube.

Abstract

This paper discusses the editorial production of a football book as sports marketing strategy, analyzing the book Cruzeiro Tetracampeão Brasileiro 2014, written by Guilherme Guimarães and Thiago Soraggi. For this analysis, we considered the official website of the book, as well as a short interview with one of the authors via e-mail. The case was analyzed based on contemporary editorial precepts of Schiffrin (2006; 2011) and Thompson (2013) and from the concept of sports marketing by Melo Neto (2007; 2013). In addition to the discussion of the book publishing process through the conquest of the Brazilian Championship by this football club, we also briefly evaluated the interest of readers/fans for the product.

Keywords: football books; editorial production; sports marketing; publishing market; Cruzeiro Esporte Clube.

Referência

PIAZZI, Giulia. Livros de futebol, marketing esportivo e mercado editorial: a produção do livro oficial do tetracampeonato brasileiro do Cruzeiro Esporte Clube. Mosaico. Rio de Janeiro, v. 9, n. 14, p. 8-22, 2018.