Marketing no futebol

Autores

Sérgio Luiz Machado Borba

Subtítulo

uma análise dos serviços oferecidos nos estádios de Fortaleza

Orientador

Luiz Carlos Murakami

Banca

Cláudia Buhamra Abreu Romero, Alípio Ramos Veiga Neto

Faculdade / Instituição

Departamento de Administração, Universidade Federal do Ceará

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Administração

Ano

2006

Páginas

102

Cidade

Fortaleza

Resumo (pt)

Esta dissertação analisa os serviços oferecidos aos torcedores, tanto nos estádios quanto no entorno de uma partida de futebol. Os estádios pesquisados são os dois maiores da cidade de Fortaleza, Plácido Aderaldo Castelo, chamado Castelão, e Presidente Vargas, sob a ótica dos torcedores dos três maiores clubes da cidade. Trata, inicialmente de apresentar a cronologia histórica desses estádios. O referencial teórico mostra as transformações ocorridas no futebol, desde sua origem até o momento da consolidação do profissionalismo. Apresenta, ainda, a rede de relações dos agentes envolvidos no futebol, que buscam por receitas adicionais neste mercado específico. Destaca a importância da qualidade dos serviços à disposição do cliente e da preocupação do marketing tradicional e esportivo como temas que fundamentam a pesquisa realizada. Na pesquisa, como instrumento de captação de dados, utilizou-se entrevistas estruturadas e elaborou-se o método da amostragem probabilístico. A partir da pesquisa realizada, apresenta a análise dos resultados obtidos na avaliação dos serviços oferecidos em torno dos estádios de futebol.

Palavras-Chave: Futebol, Serviços, Cliente, Torcedor, Marketing.

Abstract

This dissertation analyzes the services offered to the fans so much in the stadiums as in the spill of a soccer game. The researched stadiums are the two largest of Fortaleza city, Plácido Aderaldo Castelo called Castelão and Presidente Vargas, under the fans’ optics of the three largest clubs of the city. It treats initially of presenting the historical chronology of these stadiums. The theoretical reference shows the transformations happened in the soccer, from its origin to the moment of the consolidation of the professionalism. It still presents the net of the agents’ relationships involved in the soccer that look for additional incomes in this specific market. It stands out the importance of the quality of the services to the customer’s disposition and of the concern of the traditional and sporting marketing as themes that base the accomplished research. In the research, as instrument of captation of data, used structuralized interviews and elaborated the method of the probabilist sampling. Starting from the accomplished research comes the analysis of the obtained results of the evaluation of the services offered around the soccer stadiums.

Key-words: Soccer, services, customer, fan, marketing

Sumário

INTRODUÇÃO, 15

1 OS ESTÁDIOS DE FUTEBOL DE FORTALEZA, 18
1.1 Estádio Presidente Vargas, 20
1.2 Estádio Castelão, 22

2 SOBRE O FUTEBOL, 28
2.1 Origem do Futebol Moderno, 28
2.2 O Futebol no Brasil: Do amador elitista ao Profissionalismo, 31
2.3 Os efeitos da Multinacionalização, 34
2.4 O Negócio Futebol e sua Rede de Relações – Histórico de Consumo,35
2.5 O Cliente Torcedor e suas Relações no Sistema do Negócio Futebol, 36

3 MARKETING, 46
3.1 A Importância dos Serviços, 46
3.2 Conceito de Serviços, 48
3.3 A Compreensão Sobre a Qualidade em Serviços, 50
3.4 Comportamento do Cliente e o Processo Decisório de Compra, 59
3.5 O Marketing esportivo, 64

4 METODOLOGIA, 68
4.1 Tipo de Pesquisa, 68
4.2 Universo e Amostra, 69
4.3 Cálculo da Amostra – Torcedores, 70
4.4 Seleção dos Sujeitos, 71
4.5 Período da Pesquisa, 71
4.6 Coleta de Dados, 71
4.7 Tratamento e Análise dos Dados, 72
4.8 Limitações do Método, 73

5 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS, 74
5.1 Caracterização Geral do Respondente, 74
5.2 Distribuição das Torcidas nos Estádios, 76
5.3 Tempo que o Cliente Torcedor Freqüenta os Estádios, 77
5.4 A análise do Cliente Torcedor para os Serviços Importantes, 77
5.5 Identificação do Melhor Serviço Oferecido no Estádio, 83
5.6 Avaliando o Serviço que Levaria o Torcedor a Aumentar sua Freqüência nos Estádios, 85

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 91

Referência

BORBA, Sérgio Luiz Machado. Marketing no futebol: uma análise dos serviços oferecidos nos estádios de Fortaleza. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Departamento de Administração, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.