Marta em notícia: a (in)visibilidade do futebol feminino no Brasil

Autores

Soraya Barreto Januário

Periódico / Revista

FuLiA / UFMG

Cidade

Belo Horizonte

Volume

v. 2

Número

n. 1

Páginas

p. 28-43

Ano

2017

Tema

Dossiê A performatividade do futebol na cultura: identidade e gênero

ISSN

2526-4494

Resumo (pt)

O presente artigo visa analisar a cobertura realizada pelos portais de notícias pernambucanos sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2015 e, especialmente, sobre a jogadora Marta. Utilizamos como aporte teórico os estudos sobre futebol à luz das teorias de Gastaldo (2005) e Helal (2003) e dos estudos de gênero como Beauvoir (1980) e Goellner (2005). A metodologia proposta foi o estudo de caso descritivo e interpretativo, por meio da análise qualitativa dos discursos e espaços ocupados pelo campeonato mediante o monitoramento da mídia. Como resultados, emergiram padrões de representação e discursos dominantes.

PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Copa do Mundo; Mulheres; Economia Política da Comunicação; Gênero.

Abstract

This article aims to analyze the coverage held by the news portals of Brazil about the FIFA Women’s World Cup 2015, and specially, about the soccer player Marta. To carry out the research, we used as theoretical support the Football Studies in the light of the theories of Gastaldo (2005), Helal (2003) and Gender Studies with Beauvoir (1980) and Goellner (2005). The proposed methodology was a study of descriptive and interpretive case, through the qualitative analysis of the discourses and spaces occupied by championship through media monitoring. As a result, emerging patterns of representation and dominant discourses.

KEYWORDS: Football; World Cup; Women; Political Economy of Communication; Gender.

Referência

JANUáRIO, Soraya Barreto. Marta em notícia: a (in)visibilidade do futebol feminino no Brasil. FuLiA / UFMG. Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 28-43, 2017.