Martim Francisco uma revolução no futebol

Autores

Mauro Fiúza Campos Filho, Lígia Maria Leite Pereira

Editora

C/Arte

Cidade

Belo Horizonte

Páginas

200

Ano

2018

ISBN

9788576543572

Sinopse

Este livro conta a história de vida de Martim Francisco Ribeiro de Andrada Sobrinho, que se notabilizou como técnico de futebol, ganhando fama com a mudança e invenção revolucionária de um novo sistema de jogo, o 4-2-4, que de Minas se espalhou pelos times brasileiros, não demorando a chegar à Europa. O 4-2-4 foi adotado pelo Santos Futebol Clube em todo o seu período áureo com Pelé. 

A atuação de Martim Francisco como técnico de futebol, se estendeu por aproximadamente três décadas, desde sua estreia no Villa Nova, em 1951, ao começo dos anos 80. Foi reverenciado e aplaudido como um dos melhores técnicos da história do futebol brasileiro, passando por diversos clubes, brasileiros e espanhóis, dos grandes aos de pequena expressão. Entre tantos, o América-RJ, Vasco da Gama, América Mineiro, Cruzeiro, Corinthians, Internacional de Porto Alegre, Atlético-MG, Bangu, Atlético de Bilbao e Real de Sevilha. 

Técnico do Vasco da Gama nos fins da década de 1950 derrotou na final de um Torneio na Europa nada menos que o poderoso e imbatível time do Real Madri, que tinha no elenco os monstros do futebol como Di Stefano, Puskas e Didi. Como técnico do Atlético de Bilbao – e posteriormente de mais outros clubes da Espanha – Martim Francisco juntamente com Oto Glória, foram os primeiros brasileiros a atuarem como treinadores no futebol da Europa, obtendo reconhecimento no exterior.

Referência

FILHO, Mauro Fiúza Campos; PEREIRA, Lígia Maria Leite. Martim Francisco uma revolução no futebol. Belo Horizonte: C/Arte, 2018.