Mídia e futebol: contribuições para a construção de uma pedagogia crítica

Autores

Bruno Gonçalves Lippi, Dirley Adriano de Souza, Marcos Garcia Neira

Periódico / Revista

Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Volume

v.30

Número

n.1

Páginas

p.91-106

Área de concentração

Educação Física/Ciências do Esporte

ISSN

01013289

Resumo (pt)

A interface mídia e futebol transformou-se em objeto de estudo das ciências do esporte, dada a compreensão do fenômeno esportivo enquanto produto cultural explorado pelos meios de comunicação de massa. Nas escolas, os educadores revelam suas preocupações no tocante à reprodução pelos estudantes das concepções veiculadas no discurso midiático. Em função disso, a partir da teorização cultural e dos principais trabalhos sobre o tema, este estudo analisa o conteúdo socializado sobre o futebol na mídia impressa e televisiva, questiona o discurso da alienação/passividade presente no senso comum, reconhece o poder de persuasão da mídia e sugere encaminhamentos didáticos que integrem a prática corporal e a linguagem audiovisual, visando a uma pedagogia comprometida com a formação crítica.

Abstract

The interface midia and soccer has become a study object of sport science, taking into consideration the comprehension of the sport phenomenon as a cultural product explored for the mass midia. In the schools, educators revel concerns related to the conceptions carried out in the midiatic speech and reproduced by the students. In relation with that, starting from the cultural theorization and the main papers on that specifi c theme, this study analyses the common content about football in written and televised midia, questions the alienated and passive speech present in the common sense, recognizes the power of persuasion of the midia and suggests didactic actions which interfere in the corporal practice and the audiovisual language, intending a pedagogy compromised with critic education.

Resumo (outro idioma)

La interfaz medios de comunicación y futbol se ha trasformado en objeto de estudio de las ciencias del deporte, dada la comprensión del fenômeno deportivo cómo un producto cultural explorado por los medios de comunicación masivos. En las escuelas, los educadores revelan sus preocupaciones com respecto a la reproducción por los estudiantes de los valores vehiculados em los discursos de los medios. Debido a eso, a partir de la teorización cultural y de los principales trabajos acerca del tema, este estudio analiza el contenido socializado sobre el fútbol en los medios impresos y televisionados y se pregunta sobre el discurso de la alienación/pasividad presente en la opinión general, reconoce el poder de persuasión de los medios de comunicación y sugiere direcciones didácticas que integren la práctica corporal y el lenguaje audiovisual, valorando una pedagogia comprometida con la formación crítica.

Observações

Link para a revista: www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/index

Referência

LIPPI, Bruno Gonçalves; SOUZA, Dirley Adriano de; NEIRA, Marcos Garcia. Mídia e futebol: contribuições para a construção de uma pedagogia crítica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v.30, n.1, p.91-106, 2008.