Nacionalismo, esportes e TV, uma reflexão sobre significados: entrevista com Marco Roxo

Autores

Ciro Augusto Francisconi Götz

Periódico / Revista

Intexto

Cidade

Porto Alegre

Número

n. 44

Páginas

p. 5-11

Ano

2019

ISSN

1807-8583

Resumo (pt)

Nesta entrevista, o professor doutor e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela mesma universidade, Marco Roxo, discorre sobre formatos e os múltiplos significados associados à mediatização de grandes eventos esportivos por emissoras de TV. Durante o período de Copa do Mundo Fifa de futebol masculino, umas das questões que volta à discussão é a da nacionalização. Sendo assim, torna-se importante refletir sobre a autoridade jornalística e seu papel na mediação.

Palavras-chave Comunicação Social. Jornalismo. Televisão. Esportes. Nacionalismo.

Abstract

In this interview, professor Marco Roxo, PhD and MSc in Communication from the Communication Postgraduate Program of the Universidade Federal Fluminense and also a Bachelor in Social Communications/Journalism from the same institution, addresses the formats and multiple meanings associated to the mediatization of big sports events on television. In times such as that of a World Cup, nationalisation is a question that rises once again. Thus it becomes important to reflect upon the journalistic authority and its role in mediation.

Keywords Social Communication. Journalism. Television. Sports. Nationalism

Referência

GöTZ, Ciro Augusto Francisconi. Nacionalismo, esportes e TV, uma reflexão sobre significados: entrevista com Marco Roxo. Intexto. Porto Alegre, n. 44, p. 5-11, 2019.