O caso Juventude-Parmalat

Autores

Nicolas Caballero Lois

Subtítulo

um estudo da co-gestão esportiva como administradora das estratégias marketing esportivo e marketing do esporte

Orientador

Sérgio Carvalho

Banca

Ricardo Demetrio de Souza Petersen, Ricardo Penna Machado

Faculdade / Instituição

Curso de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano, Universidade Federal de Santa Maria

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Física

Ano

1996

Páginas

117

Cidade

Santa Maria

Resumo (pt)

Este trabalho analisa a co-gestão esportiva como administradora das estratégias marketing esportivo e marketing no esporte. Para isto utilizou, como objetivo de estudo, o segundo caso de co-gestão ocorrido no Brasil na modalidade esportiva futebol entre a Empresa Parmalat e Esporte Clube Juventude da cidade de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Levantou-se dados sobre os co-gestores, bem como as ações decorrentes da implantação do processo através de entrevistas abertas e observação não –participante. Conclui-se que no caso Juventude-Parmalat, a co-gestão esportiva foi uma técnica para administrar a estratégia marketing no esporte da Empresa Alimentícia Parmalat e a estratégia marketing esportivo do Esporte Clube Juventude.

Abstract

This work deals with the sports co-administration as manager of sports marketing strategies and marketing in sport strategies. Its object is the second Brazilian case of co-administration in soccer, involving Parmalat enterprise and Juventude Sport Club from Caxias do Sul city in Rio Grande do Sul State, Brazil. Data werecolleted from the co-managers as well the actions resulting of the implatation of the process were gotten through by opened interviews and non-participant observation. It may be said that in the case of Juventude-Parmalat the strategy in sport for Parmalat and the sports marketing strategy for Juventude Sport Clube.

Referência

LOIS, Nicolas Caballero. O caso Juventude-Parmalat: um estudo da co-gestão esportiva como administradora das estratégias marketing esportivo e marketing do esporte. 1996. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Curso de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1996.