Autores
Subtítulo
um estudo da co-gestão esportiva como administradora das estratégias marketing esportivo e marketing do esporte
Orientador
Banca
Ricardo Demetrio de Souza Petersen, Ricardo Penna Machado
Faculdade / Instituição
Curso de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano, Universidade Federal de Santa Maria
Tipo
Dissertação
Área de concentração
Mestrado em Educação Física
Ano
1996
Páginas
117
Cidade
Santa Maria
Resumo (pt)
Este trabalho analisa a co-gestão esportiva como administradora das estratégias marketing esportivo e marketing no esporte. Para isto utilizou, como objetivo de estudo, o segundo caso de co-gestão ocorrido no Brasil na modalidade esportiva futebol entre a Empresa Parmalat e Esporte Clube Juventude da cidade de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Levantou-se dados sobre os co-gestores, bem como as ações decorrentes da implantação do processo através de entrevistas abertas e observação não –participante. Conclui-se que no caso Juventude-Parmalat, a co-gestão esportiva foi uma técnica para administrar a estratégia marketing no esporte da Empresa Alimentícia Parmalat e a estratégia marketing esportivo do Esporte Clube Juventude.
Abstract
This work deals with the sports co-administration as manager of sports marketing strategies and marketing in sport strategies. Its object is the second Brazilian case of co-administration in soccer, involving Parmalat enterprise and Juventude Sport Club from Caxias do Sul city in Rio Grande do Sul State, Brazil. Data werecolleted from the co-managers as well the actions resulting of the implatation of the process were gotten through by opened interviews and non-participant observation. It may be said that in the case of Juventude-Parmalat the strategy in sport for Parmalat and the sports marketing strategy for Juventude Sport Clube.