O planejamento estratégico do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense e do Sport Clube Internacional através de modelos interpretativos

Autores

Taís Steffenello Ghisleni

Orientador

Rudimar Antunes da Rocha

Banca

Janis Elisa Rupphental, Marli Hatje

Faculdade / Instituição

Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Engenharia de Produção

Ano

2005

Páginas

125

Cidade

Santa Maria

Resumo (pt)

Este trabalho analisa a co-gestão esportiva como administradora das estratégias marketing esportivo e marketing no esporte. Para isto utilizou, como objetivo de estudo, o segundo caso de co-gestão ocorrido no Brasil na modalidade esportiva futebol entre a Empresa Parmalat e Esporte Clube Juventude da cidade de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Levantou-se dados sobre os co-gestores, bem como as ações decorrentes da implantação do processo através de entrevistas abertas e observação não –participante. Conclui-se que no caso Juventude-Parmalat, a co-gestão esportiva foi uma técnica para administrar a estratégia marketing no esporte da Empresa Alimentícia Parmalat e a estratégia marketing esportivo do Esporte Clube Juventude.

Abstract

On several business departaments, the strategic planning is becoming very important and the organizations need to know and understant ist methods to get the success in the business environment. This planning is valid for the development of the sporting organizations, because it keeps aminimun of global vision, as of an adequate definition of its goals and national strategies, as well as with the international scenery. It also propotiates that the organization and the efficiency of the ways for the consecution of its aims includes the community y participation of fans and of the society in the decision about where to allocate the resources. This work analizes like the bases of the estrategic planning are described by bryson, Almeida and Roche, and like ares accepted by the professional football of the clubs: Grêmio Foot Ball Porto Alegrense and Sport Clube Internacional of Porto Alegre. The football clubs are before a conflicting situation: on the one hand, the social pressure covered by the legislation, that requires changes; on the other hand, a financial situation the most Brazilian Clubs (run into debt and without cash in hand) allows evident the administrative inefficiency and the resulting of the devaluation of their products ou mark. So, this research develops in middle of a change process of organization and functioning of these organizations, and it’s in this context that resides its importance for all interesteds. Whit reference to methodology, this work refers to resource of qualitative nature, classified like descriptive, and that used for the development of its process, the study technique of multi-cases.

KEYWORDS: sport organizations, strategic planning and football

Sumário

1 Introdução, 13
1.1 Objetivos,16
1.1.1 Objetivo Geral,16
1.1.2 Objetivos Específicos, 17
1.2 A Importância do Estudo, 17
1.3 Estruturação do Trabalho, 19

2 Fundamentação Teórica, 21
2.1 Organizações, 21
2.1.1 Organizações esportivas, 23
2.2 O futebol, 27
2.2.1 A situação atual das organizações esportivas, 29
2.2.2 Modernização da estrutura administrativa dos clubes, 32
2.3 O planejamento, 35
2.3.1 Planejar, planejamento e plano, 36
2.3.2 Planejamento estratégico, 37
2.3.3 O planejamento estratégico de uma organização esportiva, 46
2.3.4 Modelos de planejamento estratégico, 54
2.3.4.1 O modelo de Bryson, 54
2.3.4.1 O modelo de Almeida, 57
2.3.5 Modelo de planejamento estratégico para org. esportivas, 60
2.3.5.1 O modelo de Roche, 60

3 Procedimentos metodológicos, 65
3.1 Universo da pesquisa, 67
3.2 Delimitação da pesquisa, 67
3.3 Questões de pesquisa, 68
3.4 Instrumentos da pesquisa, 68
3.5 Procedimentos metodológicos, 69
3.6 Limitações do estudo, 71

4 A pesquisa – planejamento estratégico em organizações esportivas, 72
4.1 O Grêmio (histórico), 72
4.2 O Internacional (histórico), 73
4.3 O planejamento estratégico do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense, 74
4.4 O planejamento estratégico do Sport Clube Internacional, 90
4.5 O processo de planejamento estratégico em organizações esportivas, 95
4.6 Etapas das metodologias dos modelos de planejamento estratégico, 98
4.7 Sobre o problema de pesquisa,105

5 Modelo de planejamento estratégico proposto para as organizações esportivas brasileiras,106
5.1. Bases do modelo, 107

6 Conclusão e Recomendações,111
6.1. sugestões para trabalhos futuros,113
Bibliografia, 114

Referência

GHISLENI, Taís Steffenello. O planejamento estratégico do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense e do Sport Clube Internacional através de modelos interpretativos. 2005. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.