O desacontecimento em narrativas esportivas: análise das produções jornalísticas de Eliane Brum sobre a Copa do Mundo de 2014

Autores

Mauro de Souza Ventura, Tayane Aidar Abib

Periódico / Revista

Estudos em Jornalismo e Mídia

Cidade

Florianópolis

Volume

v. 13

Número

n. 1

Páginas

p. 56-67

Ano

2016

ISSN

1984-6924

Resumo (pt)

Este artigo apresenta reflexões sobre esporte e jornalismo a partir de um estudo sobre as narrativas de Eliane Brum durante a Copa do Mundo de 2014, a convite do jornal Folha de São Paulo. Desenvolve análises interpretativas de oito reportagens, com o objetivo de identificar o critério de desacontecimento – característico às produções de Brum – como uma nova possibilidade de olhar para a cobertura de megaeventos esportivos. Busca evidenciar o futebol como caminho para a compreensão da cultura e da sociedade, assim como propõe DaMatta e Barthes, e demonstrar as contribuições que podem advir de um diálogo entre o jornalismo e tais concepções.

Palavra-chave: Jornalismo; Copa do Mundo; Eliane Brum.

Abstract

This article presents reflections on sport and journalism from a study of the narratives of Eliane Brum during the World Cup in 2014, by invitation of the newspaper Folha de São Paulo. Develops interpretative analyzes eight reports in order to identify the criteria desacontecimento – characteristic to Brum productions – as a new possibility to look at the mega sports events coverage. Seeks to show football as a path to understanding the culture and society (Da Matta 1982, 2006; Barthes, 1961), and demonstrate the contributions that can come from a dialogue between journalism and such conceptions.

Keywords: Jornalism; World Cup; Eliane Brum.

Referência

VENTURA, Mauro de Souza; ABIB, Tayane Aidar. O desacontecimento em narrativas esportivas: análise das produções jornalísticas de Eliane Brum sobre a Copa do Mundo de 2014. Estudos em Jornalismo e Mídia. Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 56-67, 2016.