O desenvolvimento de estratégia do programa Sócio-torcedor relacionado com a visão gerencial do futebol profissional no Distrito Federal

Autores

Alexsander Gomes de Azevedo

Orientador

Paulo Henrique Azevêdo

Banca

Alfredo Feres Neto, Jônatas de França Barros, Marisete Peralta Safons

Faculdade / Instituição

Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Física

Ano

2013

Páginas

164

Cidade

Brasília

Resumo (pt)

O futebol possui papel relevante na sociedade, sendo elemento de expressão popular. Como um esporte profissional, surgiu para dar aos clubes melhores condições de se tornarem mais competitivos, tanto no âmbito esportivo como no financeiro. Desde 1999, diversos clubes do futebol brasileiro vêm buscando estratégias de marketing, com o intuito de aumentar a receita, estreitar e intensificar a relação com os seus torcedores. O objetivo geral deste trabalho foi o de analisar a relação entre o programa Sócio-torcedor como estratégia mercadológica de marketing e o modelo de gestão presente nos clubes de futebol profissional da primeira divisão do Distrito Federal. Foi uma pesquisa descritiva com coleta de dados que utilizou, como instrumento, o questionário aplicado nos doze clubes esportivos de futebol profissional que participaram do Campeonato Brasiliense da 1ª divisão em 2013. Os resultados apontaram a necessidade de melhor formação e capacitação dos gestores, de maneira a conhecer melhor os conceitos da gestão profissional focadas na identificação e percepção de novas oportunidades. A consolidação do programa Sócio-torcedor como estratégia mercadológica vem transformando a relação com os seus torcedores e influenciando a gestão desses clubes. Assim, diversos fatores direcionam para a exigência de mais estudos que aprofundem o conhecimento acerca do desenvolvimento dessa estratégia, de forma a potencializar suas receitas, utilizando a paixão do torcedor em troca de vantagens mútuas.

Palavras-chave: Estratégia mercadológica; Futebol; Gestor; Gestão do esporte; Programa Sócio-torcedor.

Abstract

Soccer has a relevant role in society, being a popular expression element. As a professional sport clubs appeared to give better conditions to become more competitive, both in sports and in finance. Since 1999, several Brazilian football clubs have pursued marketing strategies in order to increase financial funding, strengthen and intensify the relationship with their fans. The general objective of this research was to analyze the relationship between the Socio-fan program a marketing strategy to expand the financial fundraising with the present management model in this professional football clubs from the first division of the Federal District. It was a descriptive research with data collection that used, as an instrument, the questionnaire applied in the twelve sports professional football clubs that participated in the Brasiliense Championship 1st division in 2013. The results indicated the need for better education and training on the part of managers, in order to better understand the concepts of professional management focused on perception and identification of new opportunities. The Socio-fan program consolidation a marketing strategy has been transforming the relationship with their fans, influencing the management of these clubs. Thus, several factors demand further studies to deepen the knowledge about the development of this strategy, in order to increase their revenue, using the passion of fans in exchange for mutual benefit.

Keywords: Marketing strategy; Soccer; Manager; Sport management; Socio-fans program.

Sumário

1. Introdução, 1
1.1. Cenário, 2
1.1.1. Indústria do Esporte e o Crescimento do Esporte, 2
1.1.2. O Futebol e a sua Transformação em Negócio, 7
1.2. Problema de Pesquisa, 15
1.3. Objetivos, 15
1.3.1. Objetivo Geral, 15
1.3.2. Objetivos Específicos, 15
1.4. Delimitação da Pesquisa, 15
1.5. Relevância do estudo, 16
1.6. Glossário, 17

2. Revisão de Literatura, 23
2.1. Definições acerca de Gestão, 23
2.1.1. Gestão Empresarial, 26
2.1.2. Gestão do Esporte, 28
2.2. Modelos de Gestão, 29
2.3. Modelos de Gestão dos Clubes Brasileiros, 34
2.4. O Gestor Esportivo no Distrito Federal e seu perfil, 37
2.5. O Marketing esportivo e a sua importância, 44
2.6. A evolução gerencial no futebol, 49
2.7. Comportamento de compra dos consumidores esportivos, 53
2.8. Estratégias de mercado no ambiente esportivo ,58
2.9. Satisfação do cliente e a fidelização, 61
2.10. O Direito Esportivo e o Sócio torcedor, 66
2.11. Programas de relacionamentos dos clubes de futebol, 68
2.12. Programa Sócio-torcedor, 71
2.12.1. Da responsabilidade na implantação e execução do programa, 72
2.12.2. Evolução dos adeptos e arrecadação do programa, 73
2.12.3. Perfil dos programas no Brasil, 79

3. Materiais e métodos, 81
3.1. Tipo de pesquisa, 81
3.2. População e amostra, 82
3.2.1. Seleção dos Sujeitos, 83
3.2.2. Critérios de inclusão, 83
3.2.3. Critérios de exclusão, 84
3.3. Instrumento de Coleta de dados, 84
3.4. Análise e Tratamento dos dados, 87
3.5. Limitações do estudo, 88

4. Resultados e Discussão, 90
4.1. Perfil dos Gestores, 91
4.2. Gestão dos Clubes, 100
4.3. Programa Sócio torcedor, 122
4.4. Correlações, 132

5. Conclusões, 138

6. Sugestões, 142

7. Referências, 143

Anexo 1, 156
Anexo 2, 162
Anexo 3, 163
Anexo 4, 164

Referência

AZEVEDO, Alexsander Gomes de. O desenvolvimento de estratégia do programa Sócio-torcedor relacionado com a visão gerencial do futebol profissional no Distrito Federal. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, Brasília, 2013.