O futebol, a igreja e a rua da telha

Autores

Haroldo Moraes de Figueirêdo

Subtítulo

a educação para o lazer no município de Vicência (1965-1970)

Orientador

Edilson Fernandes de Souza

Banca

Ricardo de Figueiredo Lucena, José Luis Simões, Terezinha Petrúcia da Nóbrega

Faculdade / Instituição

Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação

Ano

2008

Páginas

134

Cidade

Recife

Resumo (pt)

O tema deste trabalho versa sobre a Educação para o Lazer no município de Vicência, entre 1965 e 1970. O recorte histórico escolhido coincide com o período de existência de um dos principais marcos dessa história: o Ginásio Comercial de Vicência. Sua proposta de desenvolvimento educacional da cidade encontrou apoio no trabalho do professor Sebastião Santana, ao lado de outros personagens importantes como o padre José Bonifácio e Dona Estefânia. Sebastião foi um dos principais atores sociais na criação de uma educação para o lazer em Vicência. A referida cidade oferecia algumas opções de lazer à sua juventude, mas eram vivenciadas em pequenos grupos dispersos, sem um sentido de unidade entre eles. Os três espaços sociais mais freqüentados pelos jovens eram: o do Futebol, o da Igreja e o da Rua da Telha. O terceiro, em si, era negado enquanto atividade de lazer, por parte da população vicenciana, sob orientações nos preceitos e valores da Igreja Católica. Em meio a esse contexto, surge uma educação para o lazer em Vicência que apresenta duas faces: a primeira, concentra-se em ampliar e diversificar as práticas de lazer dos jovens, contribuindo para minimizar o isolamento social e a sensação de tédio e rotina; a segunda, apresenta um caráter funcionalista, fazendo da educação para o lazer um instrumento a serviço dos interesses da Igreja Católica, na intenção de preservar os “bons costumes” e incentivar a prática dos “bons hábitos sociais”. Contudo, apesar de certa ambigüidade (promotora de divertimento, por um lado, e controle social, de outro), a educação para o lazer em Vicência foi fundamental ao desenvolvimento de mais alternativas e espaços de lazer (clube, ginásio de esportes, estádio de futebol e algumas praças).
Palavras-chave: 1-Futebol; 2-Igreja; 3-Rua da Telha; 4-História da Educação; 5-Educação para o Lazer.

Abstract

The theme of this study is Leisure Education in the city of Vicência between 1965 and 1970.The chosen time period coincides with the the existence of one of the most important historical markers: the Ginásio Comercial de Vicência, whose proposed purpose was educational development in Vicência. This objective was supported by the work of Professor Sebastião Santana, one of its main social actors who was also responsible for the creation of leisure education in this city. Vicência offered different leisure options for youth, but these were found in small dispersed groups, with no unity between them. The three most frequented social spaces for youth were: Soccer, the Church and a street referred to as Rua da Telha. The latter of these was denied as a leisure activity by the city”s population, due to the principles and values of the Catholic Church. Within this context, leisure education emerged in Vicência presenting two faces: the first concentrated on amplifying and diversifying the leisure practices of youth, contributing towards minimizing social isolation and the sensation of tedium or routine; the second presented a functionalist character, turning leisure education into an instrument at the service of the interests of the Catholic Church, with the intention of preserving “good customs” and encouraging the practice of “good social habits”. However, despite a certain ambiguity (promotion of enjoyment, on one hand, and social control, on the other), leisure education in Vicência was fundamental in the development of increased alternatives and leisure spaces (club, sports gym, soccer stadium and some plazas/squares).

Keywords: 1-Soccer; 2-Church; 3-Rua da Telha; 4-History of Education; 5-Leisure Education.

Sumário

Considerações iniciais, 9
Bases teóricas, 10
Capítulo 1 – Lazer e educação para o lazer, 20
1.1 construindo um entendimento em torno da idéia de lazer, 21
1.2 classificação das atividades de tempo livre e lazer, 29
1.3 educação e lazer: um diálogo necessário, 33
Capítulo 2 – O município de Vicência: uma história a se contar, 39
2.1 do rancho de “Sa Vicência” nasce uma cidade, 40
2.2 memórias da educação em Vicência, 44
Capítulo 3 – Memórias de uma educação para o lazer em Vicência, 55
3.1 o futebol, a igreja e a rua da telha, 56
3.2 ginásio comercial de vicência: o começo de tudo, 78
3.3 cara e coroa: as duas faces de uma educação para o lazer em Vicência, 105
CONSIDERAÇÕES FINAIS, 116
BIBLIOGRAFIA, 124
ANEXOS, 131

Referência

FIGUEIRêDO, Haroldo Moraes de. O futebol, a igreja e a rua da telha: a educação para o lazer no município de Vicência (1965-1970). 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.