O futebol brasileiro como ambiente de negócios

Autores

Robert Alvarez Fernández

Subtítulo

uma análise comparativa de clubes no Brasil e na Inglaterra

Orientador

Maria Clotilde Perez Rodrigues

Faculdade / Instituição

Departamento de Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Administração

Ano

2008

Páginas

172

Cidade

São Paulo

Resumo (pt)

A presente pesquisa, de cunho exploratório, buscou entender o ambiente de negócios dos times de futebol no que se refere à administração de marketing e a diversidade de estratégias para obtenção de receitas. Para tanto se optou, além da pesquisa bibliográfica no âmbito do marketing, da estratégia e, especificamente, do marketing esportivo, e de análise em fontes de dados secundários do setor esportivo, por uma análise comparativa com clubes do futebol inglês. Na fase empírica foram estudados em profundidade dois clubes de futebol no Brasil e dois na Inglaterra, o que possibilitou a aplicação da metodologia de estudo de casos múltiplos. Ao final da pesquisa foi possível concluir que há uma limitada visão de mercado no cenário brasileiro, além da negligência dos clubes nacionais para com fontes de receitas importantes não apenas em seu aspecto numérico, mas, sobretudo, no que se refere à construção de relacionamento com o consumidor/torcedor. Acredita-se que as análises feitas nesta pesquisa e sua correlação com os números apresentados trazem contribuições tanto para o avanço da pesquisa acadêmica sobre o tema como também aos clubes brasileiros no sentido de repensarem sua relação com o torcedor de forma a trazê-lo de volta aos estádios o que, certamente, poderá gerar novos recursos que vão além da simples receita de bilheteria.

Abstract

This research, an exploratory study, had been reaching for the understanding of the football clubs business environment regarding the marketing administration and the diverse strategic possibilities in revenue obtaining. To achieve such target, besides the marketing and strategy bibliographic research and more specifically in the sport marketing area alongside the analisys of secondary data of the sport industry, a comparison with English football clubs was endevoured. In the empiric phase, two Brazilian football clubs and two English clubs were studied in depth; that made possible the usage of multiple case studies methodology approach. At the research end, the efforts made possible to conclude that a limited market view prevails in the Brazilian market leading the football clubs to neglect important revenue sources not olny on their quantitative aspects but regarding the building of a solid relation with the fan and consumer. It is believed that the analysis peformed in this research and the correlations stablished with the financial data presented may bring contributions both to the academic study of sport and to the Brazilian clubs when rethinking their relations with the fan and carry out actions to bring the fans back to the stadiums. It is believed that the analisys performed in this research may contribute both to the advance of the academic research on this industry but also to the Brazilian Football clubs by leading them to rethink their relationship with their fans and bring them back to the stadiums with all the benefits but simply matchday revenue.

Sumário

Introdução, 11

1. Metodologia, 13
1.1. Abordagem Metodológica e Fenômeno estudado, 13
1.2. Desenho de pesquisa e Dados Coletados, 13
1.3. Limitações Metodológicas, 15

2. Revisão Bibliográfica, 16
2.1. O Pensamento Estratégico, 16
2.2. Modelo de Análise de uma Indústria, 19
2.2.1. Forças Competitivas,  20
2.2.1.1. A intensidade da Rivalidade entre Concorrentes, 23
2.2.1.2. O poder de Barganha dos Compradores, 26
2.2.1.3. A Ameaça de Produtos Substitutos, 29
2.2.1.4. O Poder de Barganha dos Fornecedores, 30
2.2.1.5. A Ameaça de Novos Entrantes, 31
2.3. Marketing do Esporte – Definições, 33
2.3.1. Definições, 33
2.3.2. Componentes do Marketing Mix, 35
2.3.2.2. Preço, 38
2.3.2.3. Ponto e Apresentação, 43
2.3.2.4. Processos e Pessoas – A Qualidade do Serviço, 44
2.3.2.5. Promoção e Comunicação, 46
2.4. Posicionamento, 48
Imprevisibilidade, 49
2.5. Entendendo o Consumidor do Esporte, 50
Fatores Primários, 52
Fatores Secundários, 52
Fatores Terciários, 53
2.6. A Paixão e sua Origem, 54

3. Futebol Brasileiro – Estudo do Ambiente, 57
3.1. Introdução e Apresentação, 57
3.2. Números do Futebol Brasileiro, 59
3.3. Visão Estratégica e do Composto de Marketing do Futebol Brasileiro – Fontes de Receita,  62
3.3.1. Receitas de Bilheteria, 62
3.3.2. Patrocínios Publicitário e Técnico, 65
3.3.3. Direitos de Transmissão Televisiva, 67
3.3.4. Cessão de Direitos Federativos, 69

4. Futebol Brasileiro – Estudos de Caso, 73
4.1. São Paulo Futebol Clube, 74
Visão de Marketing e Ambiente de Negócios do São Paulo F.C, 75
O São Paulo F.C. em grandes números, 78
4.2. Sport Club Corinthians Paulista, 79
Visão de Marketing e Ambiente de Negócios do Spot Club Corinthians Paulista, 80
O S.C.Corinthians Paulista em Grandes Números, 83
4.3. Campeonato Brasileiro de Futebol, 83
4.4. O Consumidor do Futebol Brasileiro, 84

5. Futebol Inglês – O Paradigma Mercadológico Dominante, 97
5.1. Caso Inglês – Arsenal Football Club, 98
Visão de Marketing e Ambiente de Negócios do Arsenal F.C, 98
O Arsenal Football Club em Grandes Números, 102
5.2. Everton Football Club, 103
Visão de Marketing e Ambiente de Negócios do Everton F.C, 104
O Everton Football Club em Grandes Números, 107
5.3. Fatos sobre o Ambiente de Negócio Futebol Inglês, 107

6. Estudos de Caso – Comparação e Fechamento, 112
Fornecedores, 112
Compradores – Patrocinadores Publicitários e Técnicos, 112
Compradores – Televisão e Público, 113
Produto futebol – Posicionamento Percebido, 114
Pessoas e Processos, 115
Apresentação, 116
Preço, 116
Promoção, 117
Fechamento dos Estudos de Caso, 117

Considerações Finais, 122

Referência

FERNáNDEZ, Robert Alvarez. O futebol brasileiro como ambiente de negócios: uma análise comparativa de clubes no Brasil e na Inglaterra. 2008. 172 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Departamento de Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.