O futebol da escola

Autores

Sergio Roberto Molletta

Subtítulo

uma proposta coeducativa sob a ótica da pedagogia crítico-emancipatória

Orientador

Elenor Kunz

Banca

Valter Bracht, Giovani De Lorenzi Pires

Faculdade / Instituição

Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Física

Ano

2003

Páginas

124

Cidade

Florianópolis

Resumo (pt)

Este estudo está vinculado às reflexões e inquietações, diante das dificuldades em desenvolver aulas de Educação Física em conjunto para meninas e meninos. Atenta para a necessidade de consolidar no ambiente es colar, sobretudo, na Educação Física um a proposta co-educativa, principalmente quando o conteúdo abordado é o esporte. O futebol, modalidade esportiva indubitavelmente relevante em nosso país , torna-se um conteúdo central nessa proposta, possibilitando discussões das relações entre meninas e meninos. A preocupação deste estudo, está relacionada a compreensão de como, a partir da concepção crítico-emancipatória e seus pressupostos, é possível desenvolver o futebol escolar com turmas integradas por meninas e meninos de forma co-educativa, contribuindo para o avanço das intervenções de projetos pedagógicos críticos na Educação Física escolar.

Abstract

This study is related to the reflections and concern in front of the dificulties to develop classes of fisical education together to boys and girls. The study points out the necessity to consolidate at the school envirolment, specialy in the fisical education a proposal of coeducation, specialy when the content is sport. The soccer, a sport modality indubitabily relevant in our country, turn into a central content in this proposal, making possible the discussion about the relations between boys and girls. The concern of this study is related to understand how from the conception crítico-emancipatória is possible to develop the school soccer with groups of boys and girls in a form of co-education given a contribution to the advance of interventions of the critic pedagogic projects in the fisical education at school.

Sumário

I. INTRODUÇÃO, 9

II. A SOCIEDADE E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR: SUA RELAÇÃO COM OS ASPECTOS CO-EDUCATIVOS, 14
O Ser Humano e sua Capacidade de Adaptação
O Neologismo: Desafio à Norma Incorporada Socialmente Pedagogias Críticas e o Desafio das Turmas Integradas por Sexo
O Papel da Instituição Escolar na Constituição dos Gêneros

III. O ASPECTO CO-EDUCATIVO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE, 25
A Normatização do Ensino da Educação Física no que se refere à Constituição de Turmas Mistas Aulas Mistas e Co-Educativas em Educação Física
A Educação Física como Expressão Humana e com Função Dialógica na Relação Homem e Mundo
O Sentido e Significado do Esporte na Escola e o Esporte da Escola

IV. O FUTEBOL E A CO-EDUCAÇÃO, 42
A Brasilidade do Futebol História Masculina do Futebol no Brasil
Masculinidade e o Futebol Mulheres e Futebol: Encontros e Desencontros
As Mulheres e a Cultura do Futebol Aulas de Futebol para Meninas e Meninos

V. A TEORIA DO SE-MOVIMENTAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA, 58
Teoria do Se-Movimentar: uma Análise Filosófica Do Ponto de Vista Filosófico, o que é o Movimento Humano?
Porque o Movimento é entendido como um Diálogo Concepção de Ensino Dialógico-Problematizadora
Pressupostos da Teoria Educacional Crítico-Emancipatória para a Educação Física
Esclarecimento e Emancipação Mundo Vivido e Sistema (ou a racionalidade comunicativa e a racionalidade instrumental)
A encenação e as condições de ressignificação do esporte
Transformação didático-pedagógica do esporte: limites e possibilidades para um trabalho pedagógico com futebol coeducativo

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 88

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS, 98

ANEXOS, 104

Referência

MOLLETTA, Sergio Roberto. O futebol da escola: uma proposta coeducativa sob a ótica da pedagogia crítico-emancipatória. 2003. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.