O futebol de seis “quadrados” nas aulas de Educação Física: uma experiência de ensino com princípios didáticos da abordagem crítico-emancipatória.

Autores

Francisco Emílio de Medeiros

Periódico / Revista

Revista Brasileira de Ciências do Esporte

Volume

v.28

Número

n.2

Páginas

p.191-209

Área de concentração

Educação Física/Ciências do Esporte

ISSN

01013289

Resumo (pt)

O futebol de seis “quadrados” constituiu uma experiência de intervenção nas aulas de educação física pautada em proposições do movimento de renovação da educação física brasileira, gestado nos anos de 1980 e de 1990. A referência maior recaiu sobre a abordagem crítico-emancipatória enunciada por Kunz (1994), que postula a “transformação didático-pedagógica do esporte” e estabelece princípios didáticos comunicativos para as aulas de educação física. A experiência, realizada em duas escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis (SC), revelou que o futebol de seis “quadrados” pode ser uma estratégia pedagógica importante para uma reinvenção do esporte.

Abstract

 “Six square” soccer can be seen as an experience of intervention in physical education classes along the guidelines provided by the Brazilian Movement for the Renovation of Physical Education that took root in the 1980s and 90s. Its framework comes primarily from Kunz’ (1994) critical-emancipatory approach, which postulates a “didactic and pedagogic transformation of sport” and establishes didactic and communication principles for physical education classes. The experience discussed here was carried out at two public schools belonging to the Municipal School District of Florianópolis (Santa Catarina) and shows that “six-square” soccer can be an important pedagogical strategy for the re-invention of the sport.
 

Resumo (outro idioma)

El fútbol de “seis cuadrados” constituye una experiencia de intervención em las clases de Educación Física, basada en la propuesta del movimiento de Renovación de la educación física, gestado en Brasil en los años 80-90. El marco de referencia utilizado es el abordaje crítico emancipador enunciado por Kunz (1994), que postula la “transformación didáctico-pedagógica del deporte” y establece principios didácticos comunicativos para lãs clases de educación física. La experiencia, llevada a cabo en dos escuelas municipales de Florianópolis (SC), reveló que el fútbol de “seis cuadrados” puede ser una estrategia pedagógica importante para la re-invención del deporte.

Observações

Link para a revista: www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/index

Referência

MEDEIROS, Francisco Emílio de. O futebol de seis “quadrados” nas aulas de Educação Física: uma experiência de ensino com princípios didáticos da abordagem crítico-emancipatória.. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v.28, n.2, p.191-209, 2007.