O megaevento copa do mundo FIFA 2014: relações entre futebol, educação e lazer em uma escola estadual de Belo Horizonte

Autores

Amarildo da Silva Araujo

Orientador

Sílvio Ricardo da Silva

Faculdade / Instituição

Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer / Universidade Federal de Minas Gerais

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Estudos do Lazer

Ano

2014

Páginas

132

Cidade

Belo Horizonte

Resumo (pt)

Este estudo representa uma investigação sobre o megaevento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e a sua relação com a educação em uma escola pública de Belo Horizonte. No período entre 2007 a 2016 o Brasil se constituiu como país-sede dos mais importantes eventos esportivos mundiais. A realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 trouxe alterações na vida das pessoas independente delas serem torcedoras ou não, mudanças nas cidades-sedes e produziu impactos em diversos campos como na economia, política, organização espacial, tecnologia, dentre outros, acreditando-se também em possíveis intervenções, na educação institucionalizada e escolarizada, que tem diretrizes gerais, e, portanto esperou-se algo dela na sua relação com esse megaevento de lazer. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso por meio da análise de documentos, questionário, entrevista e a aplicação de grupo focal. Para isso, realizei a revisão bibliográfica sobre o megaevento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, estudos do lazer e educação. Os resultados mostraram que os organizadores do evento – FIFA e os órgãos governamentais – trataram a educação de forma secundária, não explorando a realização desse megaevento dentro da escola. Além disso, os dados constataram que a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 foi um evento que apresentou um potencial educativo que foi pouco explorado pelas disciplinas curriculares e um legado para a educação que poderia ser construído a partir da própria escola, uma vez que é um espaço de construção e reflexão do conhecimento.

Abstract

This study is an investigation about the mega event of the FIFA World Cup Brazil 2014 and its relationship with education in a public school in Belo Horizonte. In the period between 2007 and 2016 Brazil has been as host country of the world’s most important sporting events. The holding of the World FIFA Brazil 2014, brought changes in the lives of people independent of them being supporters or not, changes in headquarter cities and produced impacts in different fields such as the economy, politics, spatial organization, technology, and so on, believing also on possible interventions in the institutionalized and educated education, which has general guidelines, and therefore it was expected something from it in its relationship with this leisure mega event. In this qualitative research, was performed a case study through the analysis of documents, questionnaire, interview and focus group application. For this, I conducted a bibliographic review on the mega event of the FIFA World Cup Brazil 2014, leisure studies and education. The results showed that the organizers of the event – FIFA and government agencies – treated education as secondary, not exploiting the realization of this mega event within the school. In addition, the data found that the FIFA World Cup Brazil 2014 was an event that presented an educational a few explored potential for curriculum subjects and a legacy for education that could be constructed from the school itself, since it is a space construction and reflection of knowledge.

Sumário

CAPÍTULO I – Apresentação do Estudo, 14

1.1 O autor e o seu envolvimento com a temática de estudo, 14

1.2 A delimitação da pesquisa, 16

1.3 Percurso e estratégias metodológicas de investigação, 20

1.3.1 Revisão bibliográfica, 23

1.3.2 Pesquisa documental, 23

1.3.3 Entrevistas, 24

1.3.4 Grupo focal, 26

1.3.5 Questionários, 28

1.3.6 Outros elementos metodológicos, 29

 

CAPÍTULO II – Fundamentos teóricos para o estudo, 32

2.1 O Megaevento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, 32

2.2 Lazer e educação, 47

 

CAPÍTULO III – Os documentos vinculados aos órgãos oficiais e as suas interfaces com a pesquisa de campo, 62

3.1 Primeira seção – Documentos da FIFA e Órgãos Governamentais, 62

3.2 Segunda seção – Documentos : Conteúdo Básico Comum e registros escolares, 77

 

CAPÍTULO IV – Análise dos dados dos sujeitos da pesquisa, 82

4.1 Primeira seção – As ações no campo pedagógico, 84

4.1.1 Tópico 1 – Análise dos dados dos sujeitos da pesquisa – 2013, 85

4.1.2 Tópico 2 – Análise dos dados dos sujeitos da pesquisa – 2014, 92

4.1.3 Tópico 3 – Opinião dos docentes sobre o calendário escolar 2014, 98

4.2 Segunda seção – Legados e educação, 100

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 114

REFERÊNCIAS, 118

APÊNDICE, 127

Referência

ARAUJO, Amarildo da Silva. O megaevento copa do mundo FIFA 2014: relações entre futebol, educação e lazer em uma escola estadual de Belo Horizonte. 2014. 132 f. Dissertação (Estudos do Lazer) - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer / Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.