O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo

Autores

Luis Felipe Rebello Damo

Orientador

Mario Rui Coelho Teixeira

Co-rientador

Luiz Francisco Ferreira Léo

Banca

Marta da Conceição Cruz Silvério, José Manuel Leal Saragoça, Mário Teixeira

Faculdade / Instituição

Universidade de Évora

Tipo

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Gestão do Desporto

Ano

2019

Páginas

68

Cidade

Évora

Resumo (pt)

O futebol é um dos esportes mais populares do Brasil tendo bastante influência na indentidade cultural brasileira. Com o crescente aumento do preço dos ingressos para assistir aos jogos, programas de sócio torcedor, juntamente com a necessidade de assinar pacotes de televisão para assistir a partidas dos clubes, a camada mais popular, com renda mais baixa, acaba sendo excluída. A pesquisa teve com objetivo verificar se os altos preços cobrados, tanto em ingressos, quanto em produtos, é um fator que tem afastado a torcida de seus times. Os resultados, em conjunto com a bibliografia consultada, apontam que o alto custo do futebol tem sido um fator que acaba excluindo e afastando as torcidas de seus times de futebol. Dessa forma, alguns clubes e a torcida vêm se movimentando no sentido de diminuir esse processo de elitização.

Palavras-chave: Futebol; Elitização; Marketing, Flamengo; Gestão do Desporto

Abstract

Football is one of the most popular sports in Brazil and has a strong influence on the Brazilian cultural identity. With the rising price of tickets to watch the games, supporter partner programs, coupled with the need to subscribe to television packages to watch club matches, the most popular tier with lower income ends up being excluded. The research had as objective to verify if the high prices charged, as much in tickets, as in products, is a factor that has turned away the fans of its teams. The results, together with the bibliography consulted, point out that the high cost of football has been a factor that ends up excluding and rejecting the fans of their soccer teams. In this way, some clubs and the fans have been moving in order to reduce this process of elitisation.

Keywords: Football; Elitism; Marketing, Flamengo; Sports Management

Sumário

1. Introdução, 10
1.1 Contextualização, 10
1.2 Importância popular do futebol no Brasil, 12

2. Elitização no Futebol, 18
2.1 Elitização nos estádios da Inglaterra, 18
2.2 Elitização nos estádios da Europa, 21
2.3 Elitização nos estádios do Brasil, 22
2.4 Elitização no futebol brasileiro, 24
2.4.1 Custos de televisão por assinatura e Pay-Per-View no Brasil, 25
2.4.2 A torcida do Flamengo, 26
2.4.3 A marca do Clube de Regatas do Flamengo, 27
2.4.4 Produtos do Flamengo, 27
2.4.5 Sócio torcedor do Flamengo, 28
2.4.6 Ingressos para os jogos do Flamengo, 31
2.4.7 Custos do Maracanã, 32
2.4.8 Elitização no Flamengo – Alternativa para os torcedores, 33

3. Marketing Esportivo, 35
3.1 Marketing mix no esporte, 36
3.2 Marketing esportivo no futebol, 37

4. Metodologia, 41

5. Resultados e Discussão, 43

6. Conclusões, 47
6.1 Alternativas a elitização, 49
6.1.1 Exemplos ao redor do mundo, 49
6.1.2 Exemplos no Brasil, 51
6.2 Limitações e recomendações, 52

Referências bibliográficas, 53

Referência

DAMO, Luis Felipe Rebello. O preço como fator limitador do consumo de produtos e serviços associados ao futebol espetáculo. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Desporto) - Universidade de Évora, Évora, 2019.