O Programa “Sócio-Torcedor” do Sport Club Internacional

Autores

Francisco Xavier Freire Rodrigues

Periódico / Revista

Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política

Número

n.9

Páginas

p.128-138

Área de concentração

Ciências Sociais

ISSN

19826672

Resumo (pt)

Este trabalho analisa o programa “sócio-torcedor” do Sport Clube Internacional de Porto Alegre-RS. Os objetivos são investigar as novas relações entre clubes e torcedores na fase atual do futebol-negócio e identificar os mecanismos adotados pelo SC Internacional para conseguir e manter a fidelização dos clientes (torcedores). Trata-se de uma modalidade especial de pertencimento clubístico sintonizada com o empresariamento e a comercialização do espetáculofutebolístico. A metodologia utilizada mescla técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. Livros, jornais, revistas e sites são as principais fontes de informações. O programa “sóciotorcedor” apresenta-se como uma excelente fonte de renda para os clubes, pois as mensalidades pagas pelos torcedores associados representam uma garantia de receitas, pois atualmente cerca de 30% das receitas do SC Internacional são oriundas das contribuições dos sócios. O clube gaúcho adotou o modelo europeu que se caracteriza pelo fato dos sócios participarem mais efetivamente da vida do clube, inclusive tendo direito a voto, além de outros benefícios como o direito a entrada no estádio sem ingresso (associado antigo, remido, paraninfo e dono de cadeira perpétua, não pagam ingresso), preferência na compra dos ingressos e descontos especiais na compra de produtos licenciados do clube. Atualmente, 50% dos sócios do Internacional são da Capital, 15% da Região Metropolitana, 30% do Interior e 5% de fora do Estado (Fonte: Internacional, 2009).

Abstract

This work analyzes the program “partner-torcedor” of the Sport International Club of Porto Alegre. The objectives are to investigate the new relations between clubs and torcedores in the current phase of the soccer-business and to identify the mechanisms adopted for the International SC to obtain and to keep the fidelização of the customers (torcedores). One is about a special modality of clubístico belonging syntonized with the empresariamento and the commercialization of the spectacle-football one. The used methodology mixture techniques of qualitative and quantitative research. Books, periodicals, magazines and sites are the main sources of information. The program “partner-torcedor” is presented as an excellent source of income for the clubs, therefore the paid monthly fees for the torcedores associates represent a prescription guarantee, therefore currently about 30% of prescriptions of the International SC they are deriving of the contributions of the partners. The club gaucho adopted the European model that if characterizes for the fact of the partners to participate more effectively of the life of the club, having also right the vote, beyond other benefits as the right the entrance in the stadium without ingression (associated old, redeemed, paranymph and owner of perpetual chair, they do not pay ingression), preference in the purchase of the ingressions and discounting special in the purchase of products permitted of the club. Currently, 50% of the partners of the International are of the Capital, 15% of the Region Metropolitan, 30% of the Interior and 5% of are of the State (Source: The International, 2009).

Observações

Link para a revista: www.pucsp.br/revistaaurora

Referência

RODRIGUES, Francisco Xavier Freire. O Programa “Sócio-Torcedor” do Sport Club Internacional. Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política. São Paulo, n.9, p.128-138, 2010.